AREIA BRANCA HORIZONTAL TOPO

Comissão do Iamspe defende cirurgias em convênio com a Santa Casa

Cidade

Outras situações e reclamações serão levadas na próxima reunião, em São Paulo, pela comissão

Santa Casa tem estrutura para realizar cirurgias de conveniados, mas convênio com o Iamspe não autoriza

Santa Casa tem estrutura para realizar cirurgias de conveniados, mas convênio com o Iamspe não autoriza. Foto: Ivan Ambrósio

FERREIRA ENGENHARIA Horizontal meio da notícia

Na última semana, integrantes da Comissão Municipal do Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual) manteve contatos com a Santa Casa de Penápolis, médicos e laboratórios, em busca de ampliar o atendimento médico aos funcionários públicos estaduais de São Paulo, seus dependentes e agregados.

A informação foi da presidente da comissão, professora Jandinéia Fernandes, que vai participar da reunião mensal, em São Paulo, juntamente com os demais membros do interior e capital, quando se são apresentados e discutidos os problemas e as dificuldades dos usuários do convênio.

“As reclamações são, na maioria, por falta de algumas especialidades, cirurgias fora da região em que mora o servidor, cobrança por fora durante a consulta, falta de guias, entre outras situações que afetam o servidor público, que contribui para o sistema”, relatou Jandinéia.

Sobre as visitas, relatou que foram bem produtivas e as propostas serão levadas na reunião marcada para o dia 29 próximo, no Hospital do Servidor. Uma das visitas, na Santa Casa, ela conversou com os responsáveis pelo convênio sobre a possibilidade de ter mais médicos conveniados.
“Eu e a Léo (Leovani Catazini), também da comissão, recebemos a informação de que a organização social (OS) que está administrando a Santa Casa está buscam ampliar o teto financeiro para mais proceidmentos, inclusive cirúrgicos. Se isso acontecer, vai ser muito bom para todos”, garantiu Jandinéia.

Em relação aos laboratórios de análises clínica, no contato que manteve com um deles, a proposta foi firmar o convênio diretamente com o Iamspe, mas faltava alguma documentos. “Eles estão providenciando, e nós vamos levar pessoalmente na próxima reunião”, informou a presidente da comissão, que também conversou com representantes de outras clínicas e médicos.

Os membros da Comissão Municipal do Iamspe relataram que vai atuar para que a Santa Casa de Penápolis posso realizar cirurgias dos servidores municipais conveniados, pois conforme apurado, a entidade tem estrutura, e cidade tem médicos, para realizar vários procedimentos, mas que são encaminhados para outras localidades por conta do convênio assinado com a Santa Casa não permitir.

Em contato com a reportagem, Roberto Torsiano, que hoje está na administração da Santa Casa, confirmou que a instituição tem condições, por sua estrutura, corpo clínico e centro cirúrgico, proceder cirurgia geral, ortopédicas, oftalmológicas, ginecológicas, entre outras.

Segundo ele, com a comissão apresentando o pleito à direção do Iamspe, a Santa Casa afirmará seu compromisso em apoiar a iniciativa.  Isso seria interessante para o hospital, que receberia por essas cirurgias, já que esses médicos, nessas especialidades, levam seu pacientes para localidades (hospitais) que têm o convênio e autorização para faze-las.

Para Torsiano, dependendo da demanda que possa existir, a Santa Casa pode negociar com médicos de outras especialidades para que as cirurgias ocorram em Penápolis.

“Embora alguns procedimentos cirúrgicos sejam realizados aqui na Santa Casa, o teto financeiro é muito baixo, portanto não permite muita coisa. Então, o foco fica mais nas consultas e exames”, explicou Torsiano, lembrando que a organização social responsável hoje pela Santa Casa também está em negociação com Iamspe para o aumento de repassas para o atendimento.

 



AREIA BRANCA HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.