Comunidade celebra festa de NS de Lourdes
Religião
Festa litúrgica terá Santa Missa às 6h, 16h e 19h30 e também o Santo Terço às 12h e 18h
Gilson Ramos 11/02/2022Nesta sexta-feira (11), a Igreja Católica celebra a festa de Nossa Senhora de Lourdes, a santa das curas milagrosas. Em Penápolis, anexo à capela NS das Graças, a Vila Martins, há uma gruta para orações, que remete à cidade de Lourdes, no sudoeste da França.
A festa litúrgica terá Santa Missa às 6h, 16h e 19h30 e também o Santo Terço às 12h e 18h. As celebrações acontecem na igreja NS das Graças, respeitando os protocolos sanitários contra a Covid-19. Em todos os momentos haverá a distribuição da água, sal e óleo abençoados.
Antes do grande dia, a comunidade, pertencente à Paróquia Santa Clara de Assis, do padre Mauro André, celebrou Novena e Tríduo em preparação da festa. Em gesto concreto, pede-se aos fiéis que façam doações de fraldas geriátricas.
CURAS
Chamada de santa das curas milagrosas, Nossa Senhora de Lourdes é uma das invocações marianas (atribuídas à Virgem Maria). O registro de suas aparições foi feito por Santa Marie-Bernard Soubirous ou Santa Bernadette, em uma gruta na cidade de Lourdes, no sudoeste da França.
O Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, localizado na região da gruta onde sua primeira aparição foi registrada, é um dos mais importantes centros de peregrinação da Cristandade Católica. Conheça a seguir a história de Nossa Senhora de Lourdes, o dia de sua celebração e a oração para quem busca uma cura milagrosa.
HISTÓRIA
A história de Nossa Senhora de Lourdes tem início em 11 de fevereiro de 1858. De acordo com os relatos de Marie-Bernard Soubirous, também chamada de Bernadette, ela, acompanhada da irmã e de outra menina, foram para o campo buscar madeira, próximo a uma gruta.
Para chegar até lá, as garotas precisavam passar por um riacho, mas Bernardette não queria entrar na água, pois estava muito fria. Foi nesse momento que ela ouviu um barulho vindo da gruta. Ali lhe apareceu a Virgem, envolta em uma luz intensa.
A imagem estava vestida com um traje branco, uma cinta azul na cintura, um longo véu, também branco, e duas rosas douradas, que lhe cobriam a parte superior dos pés. A Virgem também segurava um rosário branco e dourado em suas mãos.
Bernadette tentou manter a história da aparição em segredo, mas sua irmã contou à mãe e ambas acabaram castigadas! Mesmo assim, três dias depois, ela retornou à gruta; Bernadette levou água benta e, quando estava novamente na presença da aparição da Virgem, jogou nela, para ter certeza de que não era maligna.
Aquela que seria Nossa Senhora de Lourdes não se importou: sorriu, inclinou a cabeça com gratidão e rezou com Bernadette. A notícia se espalhou, e novamente Santa Bernadette foi proibida pelos pais (e até mesmo pela polícia) de se aproximar da gruta novamente. Em 24 de fevereiro, 13 dias após a primeira aparição, Bernadette foi à gruta e a Virgem se manifestou novamente, clamando por orações pela conversão dos pecadores.
No dia seguinte, a aparição sugeriu que Bernadette cavasse o chão da gruta e bebesse a água da nascente, que se mostrou milagrosa. A água da gruta de Nossa Senhora de Lourdes foi administrada em pacientes que sofriam de todos os tipos de males, e muitas curas surpreendentes foram relatadas.
Mesmo assim, o governo decidiu fechar o acesso à gruta; as aparições de Nossa Senhora de Lourdes se tornaram uma questão nacional, resultando inclusive na intervenção do imperador Napoleão III, para que a gruta fosse aberta novamente.
Santa Bernadette não desistiu. Em 25 de março, ela retornou à gruta; neste dia, a Virgem lhe apareceu e disse: “eu sou a Imaculada Conceição” (“Je suis l’Immaculée Conception”). Contudo, apenas no final daquele ano, em 17 de novembro de 1858, a Igreja tomou a decisão de investigar as aparições.
Anos depois, em 18 de Janeiro de 1860, o bispo local declarou que: “A Virgem Maria apareceu de fato à jovem Bernadette Soubirous”. Estes eventos estabeleceram o culto mariano a Nossa Senhora de Lourdes. Juntamente com Fátima e Aparecida, o santuário de Lourdes é um dos mais frequentados no mundo, recebendo anualmente cerca de cinco milhões de peregrinos.
O Santuário de Nossa Senhora de Lourdes é um complexo religioso com várias igrejas e outras instituições, construído em torno da gruta de Massabielle, com torneiras que dispensam a água milagrosa de Lourdes. Nossa Senhora de Lourdes é celebrada no dia 11 de fevereiro, data em que se deu sua primeira aparição.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.