Comunidade celebra o padroeiro São Cristóvão com missa e procissão
Religião
Comunidade fica no bairro Sílvia Covas; missa ocorrerá em espaço cedido pela escola municipal
Gilson Ramos 25/07/2023
Carreata e bênçãos dos motoristas e veículos marcou início da celebração do padroeiro. Foto: Reprodução/Facebook
Comemorando o Dia de São Cristóvão nesta terça-feira (25), haverá missa e procissão em honra ao padroeiro na comunidade dedicada ao santo no bairro Sílvia Covas, em Penápolis. A celebração festiva será às 19h30 e ocorrerá no espaço da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Darcy Buranello.
Após, todos são convidados a prestigiar uma pequena praça de alimentação com vendas de pastel, coxinha de mandioca, cachorro quente e bebidas para levantar recursos para a comunidade.
As festividades do padroeiro tiveram início no domingo (23), com carreata e bênção dos veículos e motoristas. Dezenas de carros, motos, caminhões receberam a bênção, retomando a tradição na comunidade, agora com novo pároco.
São Cristóvão é considerado o padroeiro dos motoristas, dos peregrinos, viajantes, marinheiros e muito reverenciado também pelos atletas. É considerado um dos “Catorze Santos Auxiliares”, invocados para se curar de doenças particulares: invocado contra a peste bubônica, bem como perigos e dificuldades durante viagens.
A comunidade integra a área territorial pastoral paroquial da Paróquia São Lucas Evangelista, que tem como pároco o padre Leonardo Amaral. Ainda não há uma capela onde possam celebrar, apesar da comunidade existir há 20 anos.
“Não temos um templo físico, mas a capela Povo de Deus, porque tudo começa de pouquinho em pouquinho. Então, o pessoal daqui, que já se reúne nas casas e na escola uma vez por mês para a missa, teve a ideia de retornar com os festejos, com a carreata e missa celebrativa e, assim, vamos proclamando Jesus como Senhor de nossa vida e nada melhor que São Cristóvão, que carrega o menino que é o próprio Cristo nos ombros e tendo o mundo em suas mãos, que ele possa também carregar a cada um de nós”, destacou o pároco.
O desejo do padre Léo e da comunidade é a futura capela dedicada ao santo padroeiro. “Se Deus quiser um dia nós teremos aqui a nossa capela, para todos que precisam de um local apropriado para ser a Casa do Senhor e a morada de irmãos e irmãs para celebrarem juntos a Eucaristia”, completou.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.