JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Comunidade celebra padroeira Nossa Senhora de Fátima

Religião

Serão celebradas duas Missas, a primeira às 15h e a outra às 19h30

Nossa Senhora de Fátima é a designação pela qual é conhecida na religião católica

Nossa Senhora de Fátima é a designação pela qual é conhecida na religião católica. Foto: Arquivo/JI

COLÉGIO FUTURO - Horizontal meio da noticia

Nesta quinta-feira (13), é dia de celebrar Nossa Senhora de Fátima, uma das mais fortes expressões marianas católicas do mundo. Na comunidade dedicada à santa em Penápolis, houve programação noturna, com a reza do Santo Terço com Novena.

No dia da padroeira, na igreja localizada no bairro de Fátima, serão celebradas duas Missas: a primeira às 15h e a outra às 19h30, com todos os protocolos de segurança. Por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a tradicional festa ficou prejudicada, como por exemplo, a quermesse, que atraía grande número de pessoas durante os finais de semana de sua realização.

As missas da padroeira serão celebradas de forma presencial, mas seguindo os protocolos de segurança, com uso obrigatório de máscara, higienização das mãos, e distanciamento social. A ocupação da igreja estará restrita à capacidade máxima estabelecida em decreto municipal.

Nossa Senhora de Fátima ou Nossa Senhora do Rosário de Fátima é a designação pela qual é conhecida, na religião católica romana, a Virgem Maria mãe de Jesus Cristo. Os católicos acreditam em sua aparição durante meses seguidos para três crianças em Fátima, localidade portuguesa, em 1917.

A aparição é associada também a Nossa Senhora do Rosário, ou a combinação dos dois nomes, dando origem a "Nossa Senhora do Rosário de Fátima", pois, segundo os relatos, “Nossa Senhora do Rosário” teria sido o nome pelo qual a Virgem Maria se haveria identificado, dado que a mensagem que trazia era um pedido de oração, nomeadamente, a oração do rosário.


CAPELA

A devoção a Nossa Senhora de Fátima chegou a Penápolis com os portugueses e logo se espalhou, chegando até nossos dias pelos descendentes daqueles primeiros colonizadores. A Comunidade começou no dia 15 de março de 1931, quando os Portugueses fundaram uma Associação de Zeladora de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

Numa reunião presidida pelo Frei Bernardes, no dia 20 de dezembro de 1931, no salão Nobre do Colégio São Francisco de Assis, foi formada a primeira diretoria, sendo presidente o Sr. Joaquim Domingues Júnior. A Pedra Fundamental da Igreja foi colocada no dia 13 de maio de 1935, sendo concluída na mesma data do ano seguinte.

O terreno para a construção foi doado pela família da Sra. Antonieta Vilella. A primeira missa foi celebrada pelo Frei Domingos de Riese. A Comunidade é formada hoje por diversas pastorais: Catequese, Batismo, Ministros Extraordinário da Eucaristia, Dízimo, Vicentinos, Acolhida, Legionários e vários grupos de reflexão e música. Toda parte espiritual é conduzida pelos Freis Capuchinhos. As missas na capela ocorrem todas as quintas-feiras, às 19h30 e, aos domingos, às 8h.



JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.