AREIA BRANCA HORIZONTAL TOPO

Comunidade de N.S.Aparecida inicia Tríduo da festa em louvor a Padroeira

Religião

Por conta das medidas de prevenção ao coronavírus, este ano não terá carreata e nem procissão

Missas presenciais em louvor a Aparecida serão celebradas na capela dedicada à santa

Missas presenciais em louvor a Aparecida serão celebradas na capela dedicada à santa. Foto: Arquivo/JI

BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Meio da Notícia

Começa nesta sexta-feira (9), o Tríduo preparatório em louvor a festa da padroeira Nossa Senhora Aparecida, em Penápolis. Tradicional festa dos católicos, as homenagens à santa neste ano de 2020 sofrerão alterações por conta das medidas restritivas como forma de evitar o contágio do novo coronavírus (Covid-19).

De 9 a 11 de outubro, às 19h30, haverá missa presencial com temas marianos a serem refletivos pelos freis da Paróquia do Santuário São Francisco de Assis, a qual pertence a comunidade de Aparecida. Para hoje, preside a celebração frei Gerson, com o tema: “O anjo do Senhor anunciou a Maria. E Ela concebeu do Espírito Santo”.

No sábado (10), frei Edmar preside a celebração que terá o tema: “Eis aqui a escrava do Senhor. Faça-se em mim segundo a vossa palavra”. E, no domingo (11), encerrando o tríduo, também com frei Edmar, a missa terá o tema: “E o Verbo de Deus se fez carne. E habitou entre nós”.

Para o dia 12, no feriado nacional, em Penápolis, as atividades suspensas serão a carreata que percorre todas as paróquias e comunidades, no período da manhã, e a procissão no final da tarde. A decisão foi tomada após reunião com membros dos Conselhos e Pastorais, e seguindo orientações da Diocese de Lins.


PROGRAMAÇÃO

Para atender aos fiéis devotos de Nossa Senhora Aparecida, a Paróquia do Santuário junto à coordenação da comunidade definiu vários horários de missas, todas celebradas na Igreja dedicada à santa, no bairro Aparecida. Serão cinco celebrações eucarísticas às 6h, 8h, 10h, 17h e 19h, todas no interior da capela, que terá controle de acesso limitado conforme a capacidade liberada seguindo decretos estadual e municipal.

Ao meio-dia haverá o terço meditado. As missas serão presididas pelos freis do Santuário e párocos das demais Paróquias da cidade. A missa das 6h será presidida por frei Gerson, do Santuário, que celebra também a missa das 19h. Às 8h terá presidência de frei Edmar.

A das 10h é costumeiramente destinada às crianças, e será presidida por padre Mauro André, pároco da comunidade de Santa Clara de Assis. A reza do Terço Meditado às 12h será com frei Gerson e Legião de Maria. Já a missa das 17h terá a presidência de padre Paulo, da paróquia São José Operário.


REGRAS

A participação dos fiéis ocorrerá com uso obrigatório de máscara durante toda a celebração, higienização das mãos com álcool 70% e distanciamento social, com limitação nos assentos. Pessoas do grupo de risco, com comorbidades, crianças, e com sintomas de gripe, resfriado, febre, tosse e dor de garganta não devem participar.

Em respeito ainda à legislação, a Igreja comunica que não solta e não incentiva a soltura de rojões, outra tradição que era mantida no dia da padroeira do Brasil.



COLÉGIO FUTURO - Horizontal topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.