Comunidade se une para revitalizar praça pública no bairro Aparecida
Cidade
Praça passou um bom tempo abandonada e começou a ser cuidada por Solange e Jussara
Gilson Ramos 28/07/2021Tornar um espaço público mais agradável, bem cuidado, que possa ser um ambiente de aconchego, foi com esse propósito que duas moradoras das imediações da Praça da Vila Aparecida, em Penápolis, tomaram a iniciativa de zelar e revitalizar o logradouro público.
É que a Praça Municipal Nossa Senhora Aparecida, maior símbolo do bairro, passou um bom tempo abandonada e começou a ser cuidada pelas vizinhas do espaço, Solange e Jussara. Elas têm se dedicado diariamente à limpeza, ao plantio de novas mudas de plantas e também estão dando um novo colorido ao ambiente.
A iniciativa ganhou repercussão nas redes sociais. No entanto, elas precisavam de ajuda, já que existem despesas para a manutenção, que incluem mudas de plantas, sacos grandes de lixo, vassouras, rastelos, pá de lixo, regadores e carriola.
Sensíveis e também compromissados com muitas causa, o “Grupo de Amigos da Vila Aparecida”, que já é reconhecido na cidade e em toda a região pelas ações que realiza durante o ano, tendo mais de uma centena de membros, se reuniu e foi atrás dos recursos necessários para a compra de tudo o que é preciso para que a revitalização da praça continue.
De forma voluntária, dispostos e animados, vários deles estiveram na praça no domingo (25), realizando um grande mutirão para deixar o local mais bonito do que já estava ficando com a dedicação das moradoras que passaram a zelar diariamente daquele patrimônio.
Recentemente, reconhecendo o trabalho de Solange e Jussara, que fizeram uma faxina no local e enfeitaram as árvores, a advogada e entusiasta de ações de cidadania, Alda Maria Francisco Alves, contribuiu com tintas para a pintura do coreto, que ficou lindo com a participação de seu filho Erik e nora Keli.
MUTIRÃO
Conforme pode ser conferido nas redes sociais, o grupo “Amigos da Vila Aparecida” realizou um mutirão para a limpeza e pintura da praça. Eles conseguiram apoio das empresas Mil Tintas e Casa das Ferragens, por meio de doações.
Um dos membros do grupo, em nome da comissão, Aguinaldo Alves, o Guino, disse que “foi muito gratificante para todos nós, especialmente nos momento em que várias pessoas paravam seus carros, desciam e aplaudiam a nossa pequena contribuição”, conforme postou em sua rede social.
Penápolis tem um grande número de praças públicas, algumas poucas até já adotadas por empresas e devem zelar das mesmas. Outras contam com atuação voluntária de vizinhos, cuidando do espaço coletivo. Mas há também tantas outras que estão em situação de abandono, uma vez que a Prefeitura não tem funcionários e equipamentos suficientes para tamanha demanda. A reportagem não conseguiu falar com as moradoras que cuidam da praça da Vila Aparecida.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.