Comunidade une esforços para enfeitar praça no projeto Natal dos Sonhos
Cidade
Paroquianos e amigos da Paróquia Santa Clara fizeram oficina criativa; inauguração será hoje (20)
Gilson Ramos 20/11/2021A magia do Natal contagiou aos paroquianos e amigos da Paróquia Santa Clara de Assis, em Penápolis. Eles abraçaram de corpo e alma o projeto Natal dos Sonhos realizado pela Prefeitura de Penápolis e parceiros, se unindo para enfeitar a praça Yumiko Arikawa, que fica em frente a igreja Matriz, no bairro Jardim Del Rey.
Este mesmo espaço público foi urbanizado pela comunidade em parceria com a Prefeitura, tendo sido a sua inauguração em 20 de abril de 2002. Depois de cerca de dois meses de dedicação e motivação pelo trabalho, contando com o apoio também de todo o comércio com doações diversas, eles finalizam a decoração para o Natal.
A inauguração será neste sábado (20), após a Missa das 19h na Matriz Santa Clara. Além da decoração artesanal, todos poderão prestigiar uma apresentação com músicas natalinas. Todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados, seja de manhã, tarde ou noite, sempre houve gente preparando e reciclando materiais que viraram criativos enfeites.
As mulheres até criaram uma oficina, que após este evento específico, será permanente. Elas pensam em fazer decorações na praça em outras datas festivas, como Páscoa, Dia das Mães, festas juninas entre outros.
Cuidando de todos os detalhes, inclusive os bancos de concreto da praça, já desgastados pelo tempo, ganharam uma atenção especial, onde os paroquianos foram atrás dos mesmos patrocinadores que doaram há quase 20 anos, para a restauração, feita pelo Chicão Letras.
O Pároco de Santa Clara de Assis, padre Mauro André Colevati dos Anjos, satisfeito com o resultado do trabalho, enalteceu a unidade dos seus paroquianos. Ele recorda que a solicitação de participação no projeto Natal dos Sonhos foi feita pelo chefe do Serviço de Cultura, Armandinho Soares, que coordena a instalação dos enfeites.
“Levei a ideia ao Conselho Paroquial de Pastoral e todos acataram, abraçando o projeto com doações, trabalho, fazendo as peças em casa ou na oficina criativa que montamos em uma de nossas salas. O que é o mais importante foi o retorno ao convívio social, após um período mais crítico da pandemia. Pessoas que se sentiam ociosas, deprimidas, sozinhas, encontraram uma forma de serem úteis, despertando o interesse para o bem público, que é zelo pela praça”, disse.
É com esse sentimento que padre Mauro espera que a comunidade cuide da decoração e sua conservação contra vandalismo, pois o espaço é para o convívio social das famílias, crianças, de todos os penapolenses, independentemente de serem ou não moradores do bairro ou paroquianos.
O pároco informou também que estão organizando uma programação para que todos possam usufruir da praça e curtir a decoração. Eles programaram um Natal Fraterno na Praça com cantata pelos grupos de cântico da Paróquia, despertando a solidariedade e fraternidade, confraternizando-se com salgadinhos e refrigerantes em cada noite especial de Natal.
RECICLAGEM
Diante da dimensão que se tornou com adesão e mobilização surpreendentes, a própria comunidade indicou uma coordenadora para os trabalhos, que foi a professora Vania Maria Fernandes Gruppo. E ela foi formando grupos e agregando amigas e todas as pessoas de boa vontade, e ao final do trabalho são quase 100 integrantes.
Ela conta que todo tipo de material é aproveitado; o que seria jogado fora no lixo está sendo utilizado, despertando a criatividade. Materiais como garrafas pet, cones de linha, aros de pneus de bicicletas, canos, borrachas, mangueiras de jardim, molduras, enfim, tudo se transforma nas mãos e nas ideias criativas.
“Tudo o que precisamos, em termos de materiais, compartilhamos no nosso grupo de WhatsApp, e a ajuda logo recebe resposta, pois alguém tinha em casa, ou conhecia quem poderia doar. Fomos criando uma corrente de amigos com o mesmo objetivo. Percebemos que cada pessoa se identificou com algo, e a obra aconteceu”, falou entusiasmada e agradecida a coordenadora.
Os homens, liderados pelo voluntário por Adilson Galinari, cuidaram de preparar um caminho pela praça, utilizando madeiras de palets que ganharam do Carlinhos da Baurular e da Asperbrás. Todos foram desmontados, limpos, lixados e pintados. Nas últimas horas, eles fizeram a distribuição dos enfeites pela praça, que a partir deste sábado o clima natalino poderá ser apreciado por todos.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.