Conferência discute direitos da pessoa idosa no dia 29
Cidade
O tema central da conferência "Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação"
Da Redação 26/05/2025Na próxima quinta-feira (29), a 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa discute o "Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação". O evento é realizado pela Sedes (Secretaria de Desenvolvimento Social) e pelo Conselho Municipal da Pessoa Idosa.
O evento é aberto ao público e acontece no Auditório do Daep (Autarquia Municipal de Saneamento Ambiental), localizado na avenida São José, 395, na Vila Vicente. Estão convidados representantes de órgãos públicos, trabalhadores da área, idosos, e toda a comunidade para contribuir com a elaboração de políticas públicas municipais.
O tema central da conferência "Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação" será discutido pelo doutor em Psicologia Social e professor universitário, Edson Neves Terra Junior. O palestrante exerce, desde 2019, a função de Diretor do Departamento de Proteção Social Especial da Secretaria de Assistência Social de Araçatuba.
O secretário de Desenvolvimento Social, Pedro Luis Menti Sanchez, enfatizou que, com o aumento da expectativa de vida e o envelhecimento da população, se torna urgente discutir o atendimento da pessoa idosa. “Precisamos assegurar o envelhecimento saudável e seguro dessa população, garantindo o seus direito e um atendimento de qualidade”, afirmou.
A Conferência busca promover a participação social para a proposição de ações que visem a superação de barreiras ao direito de envelhecer e à velhice digna e saudável; identificar os desafios do envelhecimento plural no País, tanto nos instrumentos legais quanto nas práticas exercidas, para a promoção e defesa dos direitos da pessoa idosa; e propor ações de equidade para a defesa, a promoção e a proteção dos direitos e da cidadania de pessoas idosas, a partir da articulação interfederativa.
Para facilitar as discussões, o tema principal será dividido em eixos. No Eixo 1, será abordado o financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais. Já no segundo eixo, será discutido o fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa.
No Eixo 3, a discussão abordará a proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa e no eixo 4, a participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices. No quinto eixo, será abordada a consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política do estado brasileiro. (*) Por Secom – PMP
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.