Confirmado coronavÃrus em bebê com pouco mais de 1 mês de vida
Saúde
Criança foi transferida do pronto-socorro de Birigui para a Santa Casa de Araçatuba
Da Redação 22/01/2022Foi confirmado que o bebê com pouco mais de um mês de vida, de Birigui (SP), que foi transferido para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da Santa Casa de Araçatuba no último dia 13, foi infectado pelo coronavírus. A informação foi confirmada pelo Hojemais Araçatuba com a Vigilância Epidemiológica de Birigui.
A transferência foi feita cerca de uma hora e meia após o menino, então com 34 dias de vida, dar entrada no pronto-socorro de Birigui naquela quinta-feira, apresentado por familiares, com quadro clínico de falta de ar e baixa saturação.
A equipe médica teria sido informada que o bebê teve contato com um familiar que testou positivo para covid-19, mas o teste rápido feito em seguida deu negativo para coronavírus.
A criança foi transferida após ser intubada por equipe liderada pela médica Arantxa Montenegro de Souza e Silva, teve material para exame coletado e encaminhado ao Instituto Adolfo Lutz.
A reportagem apurou que o diagnóstico foi confirmado devido às alterações clínica, epidemiológica e tomofráfica do paciente. Ele segue internado, vem reagindo bem ao tratamento, foi extubado ontem, mas não há previsão de alta.
OCUPAÇÃO
O boletim divulgado pela Santa Casa de Araçatuba nesta sexta-feira informa que há dois pacientes internados na UTI Neonatal e Pediátrica com diagnóstico positivo para covid-19. A reportagem não conseguiu informações sobre a idade do outro paciente.
Nesta tarde o hospital estava com 25 pacientes adultos com sintomas de covid-19 internados. Dezoito deles estão em leitos de enfermaria, 13 com diagnóstico confirmado e cinco aguardando resultado. Outros sete estão na UTI, cinco deles com coronavírus e dois casos suspeitos.
A Santa Casa informou ainda que havia dois pacientes adultos em quadros clínicos suspeitos em tratamento na Unidade de Urgência e Emergência do hospital, que atende pacientes de 40 municípios da região. (*) Lázaro Jr. - Hojemais Araçatuba
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.