JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Conseg discute, em reunião, monitoramento por câmeras e aglomeração em espaços

Cidade

Ainda no encontro, foi explanado mudança no sistema dos semáforos

. Foto: Ivan Ambrósio

FERREIRA ENGENHARIA Horizontal meio da notícia

Membros da diretoria do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) de Penápolis se reuniram, na manhã de ontem (29), na sede da Polícia Militar para discutir diversos assuntos. Participaram também do encontro representantes da PM, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. Entre os assuntos em pauta analisados pelo grupo, esteve o projeto de instalação de câmeras de monitoramento em alguns pontos da cidade.

Segundo o que foi dito pelo capitão da PM, Fernando da Cunha Bachiega, e pelo delegado do 1º DP (Distrito Policial), Thales Eduardo Anhesini, a ideia inicial é colocar os equipamentos nas principais entradas da cidade e na área central, onde há maior movimento de pessoas e veículos. “Em reunião recente, representantes do Executivo, que está à frente deste projeto, nos informaram que já estão analisando a viabilidade de implantação e possíveis parcerias com órgãos e empresas privadas, bem como a busca de recursos na esfera estadual”, analisou Bachiega.

“Isso, com certeza, ajudará na elucidação de casos, além de inibir a ação de criminosos. Será mais uma ferramenta que auxiliará os trabalhos”, destacou Anhesini. Caso haja a implantação das câmeras, o monitoramento seria feito por policiais em dia de folga, por meio da Atividade Delegada ou Dejem (Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial Militar).


INCÔMODO

Ainda na reunião, foi discutido quais medidas a serem adotadas, por parte dos órgãos públicos, na tentativa de diminuir a aglomeração de pessoas em alguns pontos da cidade. Dentre os espaços, está a praça do Residencial Mais Parque. O espaço se tornou um ponto de encontro nas noites de sexta, sábado e domingo.

Grupos - a maioria jovens - vão ao local e ficam em rodas de amigos ou, simplesmente, circulando com os veículos pela via por diversas vezes. Moradores já registraram boletins de ocorrências, pedindo providências quanto ao incômodo do barulho e outros transtornos, como o uso de bebidas pelo local, deixando, na manhã seguinte, a via totalmente suja.

Alguns, inclusive, chegam a urinar nos portões das residências, ocasionando em um cheiro desagradável. O capitão da PM, Fernando da Cunha Bachiega, informou que, além de intensificar o patrulhamento pelo bairro, está em tratativas com o poder público mudanças de direção em algumas ruas, além da proibição de estacionar veículos das 23h às 6h no entorno.

“Além do Mais Parque, estamos discutindo esse tema também para o Jardim Europa e no Santa Leonor, que também reúne grande aglomeração de pessoas aos finais de semana”, destacou. A expectativa é que seja convidado, nas próximas reuniões, representantes da Prefeitura para explicar o andamento destas medidas a serem tomadas.

Por fim, os membros ainda explanaram sobre ações que possam ser feitas para diminuir os casos de maus tratos a animais e cavalos soltos pelas ruas e as mudanças ocorridas nos semáforos dos cruzamentos da rua Giácomo Paro com a avenida Bento da Cruz; Amazonas com a Mato Grosso e Olsen com a Augusto Pereira de Moraes.

Neste novo sistema, ao transitar pela via, o sinal verde abre simultaneamente nos sentidos centro-bairro e vice versa. Nos dois assuntos, foi decidido que o conselho enviaria ofícios à administração, pedindo mais informações.



BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.