Conselho de Cultura entrega projeto para criação do Museu Cora Coralina
Cidade
Conselho solicita a desapropriação ou a aquisição do referido imóvel para a instalação do espaço
Da Redação 22/12/2020O prefeito Célio de Oliveira recebeu recentemente, em seu gabinete, representantes do Conselho Municipal de Cultura que fizeram a entrega do projeto “Museu Municipal Cora Coralina”, que defende a criação deste equipamento cultural no mesmo imóvel onde a poetisa residiu em Penápolis.
Junto foi disponibilizado uma lista com mais de duas mil assinaturas de munícipes de diversos segmentos da sociedade, em apoio a criação do Museu Cora Coralina. Repassaram o documento a representante da Câmara Setorial do Patrimônio Histórico Cultural, Alda Alves, o presidente do Conselho de Cultura, Olmair Rillo, acompanhados do secretário municipal de Cultura e Turismo, Luiz Colevatti.
A senhora Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, mundialmente conhecida como poetisa Cora Coralina, residiu em Penápolis durante cinco anos - 1936 a 1941 -, em imóvel localizado na rua Santa Clara, 44. De acordo com o projeto, o conselho solicita a desapropriação ou a aquisição da referida residência para a instalação do espaço.
Alda argumentou que Penápolis é reconhecida como cidade dos museus e que portanto, a criação do no exato local onde ela residiu seria de grande valor histórico para a cultura e turismo do município. O secretário destacou que o museu se tornaria um espaço para diversas atividades culturais, turísticas, pedagógicas, com realização de estudos, oficinas literárias, saraus, exposição de fotografias, telas, encontro de artistas, transformando Penápolis em um polo turístico-cultural.
Diante da relevância do projeto, o prefeito deu seu despacho favorável à criação do Museu Cora Coralina, para que os trâmites legais fossem iniciados. (*) Com informações da Secom – PMP
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.