Conselho Gestor do Saneamento aprova mudança cadastral e aumento de tarifa de água e esgoto
Cidade
Penápolis possui o valor da tarifa de água e esgoto dentro da realidade de outros municípios e em comparação com as cidades da região
Da Redação 04/03/2022O Conselho Gestor do Saneamento do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) aprovou duas resoluções, sendo que uma diz respeito a mudança cadastral e a outra trata do reajuste anual da tarifa de água e esgoto.
Com a nova resolução na mudança cadastral, os casos de inadimplência nos serviços de água e esgoto prestados pela autarquia, terão seus débitos lançados em nome do usuário cadastrado no sistema Daep, ou seja, a pessoa que realmente usufruiu dos serviços.
Antes, os débitos ficavam em nome do proprietário do imóvel. Com essa mudança, os usuários dos serviços ou o proprietário do imóvel deverá manter o cadastro atualizado a fim de não arcar com as dívidas.
Essa mudança partiu de uma reinvindicação de um dos conselheiros que fez a proposta e foi analisada internamente e aprovada em reunião do conselho. O Presidente do Daep, Carlos Alberto Bachiega, salienta a importância de todos manter o cadastro em dia, podendo procurar o atendimento do Daep para fazer a atualização cadastral.
TARIFA DE ÁGUA
O Conselho Deliberativo também em reunião do mês de fevereiro apreciou a possibilidade de reajuste da tarifa. Durante a discussão, foi apresentada a composição dos custos operacionais dos processos de água e esgotos do Daep e a necessidade de estabelecer um equilíbrio financeiro.
Após estudos das informações, os membros do conselho aprovaram um percentual de 13% de aumento, no entanto, considerando a situação atual de dificuldades do momento econômico, o prefeito municipal, Carlos Henrique Rossi Catalani, resolveu aprovar o índice inflacionário de 10,16% sendo publicado o Decreto Municipal nº 7.107/2022 no Diário Oficial do município em 01 de março.
Penápolis possui o valor da tarifa de água e esgoto dentro da realidade de outros municípios e em comparação com as cidades da região. Foi constatado que Araçatuba, Lins, Votuporanga e Rio Preto possuem tarifas maiores do que Penápolis.
O prefeito Caique Rossi ressalta que em 2021 não teve aumento da tarifa de água e esgoto mesmo que os custos operacionais subiram acima da inflação e a autarquia realizou contenção de gastos para garantir a sustentabilidade financeira. Na análise da composição dos custos operacionais, foi verificado que a energia elétrica, a qual é o segundo maior gasto do Daep teve um aumento de 26,43% no valor gasto em elação ao ano anterior, embora o consumo tenha diminuído em -2,39%.
O presidente do Daep, Carlos Alberto Bachiega, destaca ainda que outros insumos como produtos químicos, combustíveis, materiais para realização de ensaios laboratoriais subiram acima da inflação e que foi um ano difícil para todos, além da necessidade de investimentos. Relata que há necessidade de recursos externos para os investimentos, uma vez que, não há sobra financeira para melhoria no sistema. (*) Por AI/ Daep
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.