BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Topo

Conselho Gestor visita obras do Projeto Daep+40

Cidade

Visita teve como objetivo dar transparência aos atos da administração

Conselheiros visitaram a obra do desassoreamento e a da nova fonte de captação de água

Conselheiros visitaram a obra do desassoreamento e a da nova fonte de captação de água. Foto: Divulgação

JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

O Conselho Gestor do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) visitou neste domingo (26), as obras que compõe o programa “Daep + 40” e que estão ocorrendo durante este ano. A visita técnica foi coordenada pelo presidente Carlos Alberto Bachiega.

Os conselheiros conheceram a obra do desassoreamento da ETE e a obra da nova fonte de captação de água. O “Daep + 40” significa mudanças, modernização da gestão, sustentabilidade econômica, democratização dos preços, introdução de novas tecnologias e melhor qualidade em todos os serviços prestados.

A autarquia deve ser reestruturada para se tornar a unidade da administração pública definidora e executora da política municipal de saneamento básico, com modernidade, com planejamento, com tecnologia e visão de futuro.

A visita teve como objetivo dar transparência aos atos da administração e o presidente do Daep afirma que foi muito proveitosa. Segundo ele, todos os membros puderam tirar suas dúvidas e conhecer de perto as obras que estão sendo realizada na atual administração.


ETE

O Daep iniciou neste mês os trabalhos para o desassoreamento da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Maria Chica. Os serviços consistem na remoção por bombeamento e desaguamento do material retirado do local.

A primeira etapa consiste na construção de um tanque que será impermeabilizado, com volume útil de 15 mil metros cúbicos para recebimento da parcela do sedimento a ser dragado das lagoas com maior teor de sólidos.

Após a retirada dos sedimentos, é feita a desidratação e acondicionamento deste material sólido que, após decantado, será destinado ao aterro sanitário. Também será feito a recuperação do efluente drenado que retorna à lagoa através de bombeamento, seguindo todos os padrões ambientais vigentes. O investimento é de R$ 4.089.884,58 para efetivar o desassoreamento.


NOVA FONTE

A captação da nova fonte de água será feita por meio de poço profundo, com a utilização de água do Aquífero Guarani. Ela será para complementar a captação do ribeirão Lajeado. Com a nova fonte, a cidade garantirá o abastecimento do município pelos próximos 40 anos.

Será utilizado um sistema misto de captação e com garantia de abastecimento, onde Penápolis será menos suscetível aos eventos climáticos extremos. O investimento da nova fonte de captação é de R$ 6.200.400,00.


CONSELHO

O Conselho Gestor de Saneamento Ambiental é um órgão colegiado e paritário, formado por 50% de representação do poder público e 50% de representantes de usuários dos serviços, totalizando 20 conselheiros.

Ele tem a competência de auxiliar na formulação na política pública de saneamento, propor estratégias e prioridades, acompanhar e avaliar a sua execução, opinar e dar parecer sobre projetos de leis que envolvam o saneamento, exercer a supervisão de todas as atividades, dando opiniões e sugestões e outras atividades. (*) Com informações da A/I do Daep



JOVEM PAN PENÁPOLIS

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.