COLÉGIO FUTURO - Horizontal topo

Consórcio monitora fauna em áreas rurais

Cidade

Recomposição florestal é crucial para a recuperação dos ecossistemas e para a preservação da biodiversidade

Resultados iniciais são promissores e indicam uma diversidade significativa de fauna na área de recomposição florestal executada pelo Consórcio

Resultados iniciais são promissores e indicam uma diversidade significativa de fauna na área de recomposição florestal executada pelo Consórcio. Foto: Divulgação

COLÉGIO FUTURO - Horizontal meio da noticia

O Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Lajeado, por meio do contrato com a empresa Pedra Bruta Engenharia e Geociência, está desenvolvendo um importante trabalho de monitoramento das áreas de recomposição ambiental na Bacia do Ribeirão Lajeado.

A Pedra Bruta, contratada para prestar serviços técnicos e operacionais, tem realizado vistorias, monitoramento, fiscalização e levantamentos de campo, amparando as ações do Consórcio.

Durante uma visita a uma nascente do Ribeirão Lajeado, foram coletadas imagens de uma câmera trap, instalada no início de abril para monitoramento da fauna. Esta câmera, foi instalada sem fins metodológicos específicos, mas foi usada para verificar a presença de espécies na área.

Entre 11 e 20 de abril deste ano, foram registradas seis espécies distintas: Sabiá-do-campo, Inhambu-chororó (ou Perdiz), Tatu-galinha, Cachorro-do-mato, Tamanduá-bandeira e Saracura-do-brejo, que são espécies nativas do Bioma Mata Atlântica que ocorre em nossa região.

Os resultados iniciais são promissores e indicam uma diversidade significativa de fauna na área de recomposição florestal executada pelo Consórcio. Para obter uma avaliação mais precisa, novos monitoramentos serão realizados com verificações periódicas do dispositivo, além de expandir o monitoramento para outras áreas.

A identificação dessas espécies fornece informações valiosas para futuros estudos de biodiversidade e conservação. A presença dessas espécies evidencia o sucesso das ações de reflorestamento e conservação do Consórcio, beneficiando não apenas o meio ambiente, mas também para a fauna local.

A recomposição florestal é crucial para a recuperação dos ecossistemas e para a preservação da biodiversidade. As ações do Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Lajeado estão demonstrando impactos positivos, comprovados pelos registros da câmera de monitoramento, fortalecendo a importância de continuar com essas iniciativas para garantir um futuro sustentável para nossa região.



COLÉGIO FUTURO - Horizontal topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.