BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Topo

Consórcio realiza manejo de solo em propriedades da bacia do Lajeado

Cidade

Foram executados trabalhos de curvas de nível e bacias coletoras de águas pluviais

Serviço efetuado em propriedades localizadas nos bairros rurais Araponga e Saltinho do Lajeado

Serviço efetuado em propriedades localizadas nos bairros rurais Araponga e Saltinho do Lajeado. Foto: Divulgação

JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

Dentre as várias atividades desenvolvidas pelo Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado, está o manejo e conservação do solo, ação que tem a finalidade de evitar o assoreamento deste curso d’água, único manancial de abastecimento da cidade. Exemplo desta atuação é o serviço que foi efetuado recentemente em propriedades localizadas nos bairros rurais Araponga e Saltinho do Lajeado.

Segundo informou o coordenador Luiz Antônio Parladore, foram executados trabalhos de curvas de nível e bacias coletoras de águas pluviais, já que ambas as propriedades fazem parte da bacia hidrográfica do ribeirão. No bairro Araponga, a propriedade beneficiada tem cerca de dez alqueires, e a outra, no Saltinho do Galinari, possui aproximadamente quatro.

“Nestes locais, foram feitas curvas embutidas bem profundas, com a utilização de máquina pá carregadeira. Assim, será possível conter a água da chuva e evitar erosões e assoreamento do rio”, explicou. Diferentemente do que ocorre em muitas cidades do país, Penápolis felizmente não enfrenta problemas de abastecimento de água, e essa situação ocorre justamente pelo trabalho de proteção da nascente e afluentes do ribeirão Lajeado, que é feito há 30 anos pelo consórcio.

Criado em 1991 e composto pelas cidades de Alto Alegre, Barbosa e Penápolis, o consórcio é o responsável pela recuperação e preservação de toda sua bacia hidrográfica. Além de curvas de nível e bacias de contenção da água de chuva nas propriedades, também é tarefa do órgão realizar, quando necessário, o replantio de espécies nativas nas áreas de preservação permanente para recomposição da mata ciliar, serviços de terraceamento e construção de açudes.

“A mata ciliar é a vegetação que fica às margens do rio e a sua preservação mantém a qualidade da água, evitando ainda os problemas de erosão no solo”, explicou o coordenador. Também são executadas pelo consórcio diversas melhorias nas estradas rurais que dão acesso a propriedades. (*) Com informações da Secom – PMP



FERREIRA ENGENHARIA Horizontal topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.