JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Consórcio Ribeirão Lajeado finaliza melhorias em estrada rural

Cidade

Projeto foi aprovado em 2019 e o convênio assinado no início deste ano

Trabalhos de recuperação foram executados em 1,6 quilômetro da Estrada do Saltinho do Lajeado

Trabalhos de recuperação foram executados em 1,6 quilômetro da Estrada do Saltinho do Lajeado. Foto: Divulgação

COLÉGIO FUTURO - Horizontal meio da noticia

Produtores rurais e moradores que utilizam a estrada rural do bairro Saltinho do Lajeado já podem trafegar pela via totalmente recuperada. Após investimentos de mais de R$ 188 mil, as obras da estrada rural foram concluídas. Ao todo, foi recuperado 1,6 quilômetro.

A execução dos trabalhos visam o controle e a prevenção de processos erosivos e assoreamento das nascentes. O projeto foi aprovado em 2019, por meio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê e o convênio assinado no início deste ano.

O investimento de R$ 188.524,92 foi obtido através de convênio com o Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos), vinculado à Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente e contrapartida do Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado. As obras foram executadas pela empresa Engeplan Terraplenagem Construção Civil e Pavimentação Ltda, contratada por processo licitatório.

O coordenador do CIRL, José Raphael Caputo, o Carioca, explicou que a manutenção das estradas rurais faz parte do trabalho preventivo realizado pelo consórcio. “Manter as estradas em boas condições ambientais evita que ocorram processos de erosão, além de oferecer uma melhor estrutura às pessoas que vivem no campo”, afirmou.

O projeto técnico executado realizou serviços de quebra de barrancos, reconformação geométrica da estrada com alargamento do leito carroçável, drenagem superficial e revestimento primário a fim de proporcionar maior vida útil à estrada. A fiscalização dos serviços foi feita pelo engenheiro civil do Daep (departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) junto ao coordenador do CIRL.

O consórcio vem investindo na melhoria da bacia hidrográfica do Ribeirão Lajeado, colocando Penápolis numa situação privilegiada por não enfrentar problemas de escassez hídrica, racionamento ou de falta de água mesmo nos períodos de estiagem. (*) Com informações da Secom – PMP



COLÉGIO FUTURO - Horizontal topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.