Consórcio Ribeirão Lajeado recupera estradas rurais do Galinari e Araponga
Cidade
Da Redação 22/05/2020O CIRL (Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado) concluiu a recuperação de 14,7 quilômetros de estradas rurais localizadas nos bairros Galinari e Araponga. Essa é a primeira etapa do projeto elaborado pelo Consórcio e aprovado pela ANA (Agência Nacional de Águas) que viabilizou recursos na ordem de R$ 696 mil para implementar serviços ambientais na bacia hidrográfica do Ribeirão Lajeado.
Além da recuperação das estradas, o projeto prevê ainda a execução de 280 hectares de manejo de solo e plantio de 6.668 hectares de mata ciliar, cercamento de área e fossa séptica. Essas outras duas etapas do projeto serão realizadas na sequencia.
O coordenador José Raphael Caputo, o Carioca, ressalta que a primeira etapa do projeto já está concluída com a recuperação das estradas rurais. “Com indicação dos proprietários rurais, inserimos até pedregulhos em trechos críticos das estradas, para garantir a trafegabilidade inclusive em dias de chuva”, comentou.
O programa tem como objetivo estimular os produtores a investirem no cuidado do trato com as águas, recebendo apoio técnico e financeiro para implementação de práticas conservacionistas. Com isso, além do ganho econômico da sua produção, o produtor também melhora a quantidade e a qualidade da água da região, beneficiando a todos.
PONTE
Outra ação que não estava prevista no projeto, mas que foi realizada pelo Consórcio em parceria com a Prefeitura de Penápolis foi à recuperação da Ponte do Galinari, localizada próxima à igreja do bairro rural.
“Não recebemos recursos para a recuperação da ponte, entretanto, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços realizou um excelente trabalho de recuperação da ponte, garantindo assim a segurança dos moradores. Portanto, além da estrada rural, os proprietários e moradores do bairro Galinari tiveram a ponte recuperada para o tráfego”, ressaltou Carioca.
MAIS AÇÕES
O coordenador destacou ainda as demais ações realizadas pelo Consórcio em parceria com os proprietários rurais para a preservação ambiental. “Além do plantio de mata ciliar às margens do Ribeirão Lajeado e seus afluentes, o CIRL tem parceria com os proprietários rurais para fazer manejo de solo subsidiado e execução de curvas de nível”, acrescentou.
Para ele, esse dois serviços são essenciais para a preservação do Ribeirão Lajeado, pois tanto a mata ciliar, quando as curvas de nível feitas nas propriedades, evitam seus assoreamento.
“Temos que ressaltar que o Ribeirão Lajeado é o único manancial que abastece Penápolis. Mesmo com todas as crises hídricas que ocorreram recentemente em diversas cidades do Estado, nunca faltou água em Penápolis. Isso é devido ao trabalho de preservação feito pelo Consórcio ao longo de 27 anos”, concluiu. (*) Com informações da Secom – PMP
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.