JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Consórcio Ribeirão Lajeado recupera estradas rurais do Galinari e Araponga

Cidade

Manejo do solo com curvas de nível também são feitas em parceria com os proprietários

Manejo do solo com curvas de nível também são feitas em parceria com os proprietários. Foto: Divulgação

JOVEM PAN PENÁPOLIS

O CIRL (Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado) concluiu a recuperação de 14,7 quilômetros de estradas rurais localizadas nos bairros Galinari e Araponga. Essa é a primeira etapa do projeto elaborado pelo Consórcio e aprovado pela ANA (Agência Nacional de Águas) que viabilizou recursos na ordem de R$ 696 mil para implementar serviços ambientais na bacia hidrográfica do Ribeirão Lajeado.

Além da recuperação das estradas, o projeto prevê ainda a execução de 280 hectares de manejo de solo e plantio de 6.668 hectares de mata ciliar, cercamento de área e fossa séptica. Essas outras duas etapas do projeto serão realizadas na sequencia.

O coordenador José Raphael Caputo, o Carioca, ressalta que a primeira etapa do projeto já está concluída com a recuperação das estradas rurais. “Com indicação dos proprietários rurais, inserimos até pedregulhos em trechos críticos das estradas, para garantir a trafegabilidade inclusive em dias de chuva”, comentou.

O programa tem como objetivo estimular os produtores a investirem no cuidado do trato com as águas, recebendo apoio técnico e financeiro para implementação de práticas conservacionistas. Com isso, além do ganho econômico da sua produção, o produtor também melhora a quantidade e a qualidade da água da região, beneficiando a todos.


PONTE

Outra ação que não estava prevista no projeto, mas que foi realizada pelo Consórcio em parceria com a Prefeitura de Penápolis foi à recuperação da Ponte do Galinari, localizada próxima à igreja do bairro rural.

“Não recebemos recursos para a recuperação da ponte, entretanto, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços realizou um excelente trabalho de recuperação da ponte, garantindo assim a segurança dos moradores. Portanto, além da estrada rural, os proprietários e moradores do bairro Galinari tiveram a ponte recuperada para o tráfego”, ressaltou Carioca.


MAIS AÇÕES

O coordenador destacou ainda as demais ações realizadas pelo Consórcio em parceria com os proprietários rurais para a preservação ambiental. “Além do plantio de mata ciliar às margens do Ribeirão Lajeado e seus afluentes, o CIRL tem parceria com os proprietários rurais para fazer manejo de solo subsidiado e execução de curvas de nível”, acrescentou.

Para ele, esse dois serviços são essenciais para a preservação do Ribeirão Lajeado, pois tanto a mata ciliar, quando as curvas de nível feitas nas propriedades, evitam seus assoreamento.

“Temos que ressaltar que o Ribeirão Lajeado é o único manancial que abastece Penápolis. Mesmo com todas as crises hídricas que ocorreram recentemente em diversas cidades do Estado, nunca faltou água em Penápolis. Isso é devido ao trabalho de preservação feito pelo Consórcio ao longo de 27 anos”, concluiu.  (*) Com informações da Secom – PMP



JOVEM PAN PENÁPOLIS

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.