JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Coronavírus: Brasil supera 10 mil mortes e é 6º país com mais óbitos

Saúde

Ao todo, o Ministério da Saúde contabilizou 155.939 casos confirmados de coronavírus no país

Cemitério da Vila Formosa, em São Paulo (SP) tem inúmeras covas abertas com sepultamentos sendo realizados em grande quantidade

Cemitério da Vila Formosa, em São Paulo (SP) tem inúmeras covas abertas com sepultamentos sendo realizados em grande quantidade. Foto: Antonio Molina/Fotoarena/Estadão Conteúdo

FERREIRA ENGENHARIA RODAPÉ 1 HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

O Ministério da Saúde divulgou hoje (9) que o Brasil chegou a 10.627 mortes em decorrência do novo coronavírus, com 730 óbitos confirmados nas últimas 24 horas. É a segunda maior quantidade de vítimas confirmadas em um dia desde o início da pandemia — o recorde foi registrado ontem, com 751 novas mortes.

A pasta também bateu o recorde de confirmações de casos de covid-19 em 24 horas, com 10.611 novos diagnósticos entre ontem e hoje. Ao todo, o Ministério da Saúde contabilizou 155.939 casos confirmados de coronavírus no país.

Com o aumento do número de óbitos, o Brasil passa a ser o sexto país com maior quantidade de mortes pela covid-19 no mundo, atrás de Estados Unidos (78.320), Reino Unido (31.662), Itália (30.395), França (26.313) e Espanha (26.299). Os números foram levantados pela Universidade Johns Hopkins, referência mundial em pesquisas de coronavírus.


LUTO OFICIAL DE TRÊS DIAS

Mais cedo, o Congresso Nacional decretou luto oficial de três dias pelos mais de 10 mil mortos pela doença no país. Em nota, os presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados, Davi Alcolumbre (DEM-AP) e Rodrigo Maia (DEM-RJ) prestaram solidariedade às famílias das vítimas e afirmaram que o Parlamento "não está indiferente" à situação.

"Mesmo chorando a morte dos nossos irmãos e irmãs brasileiros, conclamamos todos a manter as recomendações das autoridades de saúde, diminuindo o ritmo dessa terrível doença, enquanto nos preparamos para um retorno seguro e definitivo à normalidade", diz trecho da nota.

O STF (Supremo Tribunal Federal) também decretou luto oficial pelos próximos três dias. O presidente da Corte, Dias Toffoli, publicou à tarde uma nota em homenagem às famílias e amigos que foram "privados de uma justa despedida" das vítimas de covid-19.

"Cada vítima tinha um nome e projetos de vida que foram interrompidos, bem como familiares e amigos que agora sofrem com essa grande perda", afirma o ministro. Em nome do Judiciário, Toffoli pede união entre os poderes e ação coordenada "amparada na ciência".

Em nome do Judiciário, Toffoli pede união entre os poderes e ação coordenada "amparada na ciência".


BOLSONARO: 'CHURRASCO FAKE' E JET SKI

No mesmo dia em que o país ultrapassa a marca de 10 mil mortos pela covid-19, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi visto andando de jet ski no lago Paranoá, em Brasília, segundo o site "Metrópoles".

Há dois dias, Bolsonaro declarou que organizaria um churrasco para 30 pessoas no Palácio da Alvorada. Ontem à tarde, o presidente voltou a citar o churrasco, em tom de ironia, afirmando que contaria com mais de 1.300 convidados. Já hoje, o presidente desistiu da confraternização. Ele também criticou a imprensa, em rede social, por ter noticiado o "churrasco fake".

Como é feito o balanço do Ministério da Saúde O Ministério da Saúde tem somado ao balanço diário de óbitos pela doença as mortes ocorridas desde os primeiros casos, mas que só tiveram a confirmação de covid-19 no último dia.

Por conta dessa atualização retroativa, são contabilizados no cálculo diário mortes que ocorreram, por exemplo, há um mês, o que altera consideravelmente a percepção do avanço da pandemia. (*) Do UOL, em São Paulo



AREIA BRANCA HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.