Coronel Fábio Candido (PL) é eleito prefeito de Rio Preto com 59.97% de aprovação
Política
Com 100% das urnas apuradas, Fábio Candido recebeu 123.349 votos, equivalente a 59,97% dos votos válidos
Da Redação 28/10/2024O Coronel Fábio Candido (PL) foi eleito prefeito de São José do Rio Preto (SP) no segundo turno das eleições municipais realizada neste domingo (27). Com 100% das urnas apuradas, Fábio Candido recebeu 123.349 votos, equivalente a 59,97% dos votos válidos.
Fábio Candido ficou à frente do adversário Itamar Borges (MDB), que recebeu 82.349 votos, o equivalente a 40,03% dos votos válidos.
Essa é a primeira vez que o ex-comandante da Policia Militar (PM) assume a gestão do município. Ele concorreu pela coligação “Rio Preto de Verde e Amarelo”, junto aos partidos (NOVO) e (PMB).
Na sexta-feira (25), Fábio Candido participou do debate da TV TEM, onde debateu propostas com seu adversário Itamar. Durante o programa, o candidato do PL chegou a atacar o candidato do MDB dizendo que ele traiu a ex-esposa e participou de orgia com uso de algemas (veja como foi o debate).
ACUSAÇÕES DURANTE DEBATE
Durante o debate, na sexta-feira, os dois candidatos trocaram acusações sobre integridade moral e condenações.
Itamar chegou a dizer que Fábio Candido tem um "passado obscuro", e comentou sobre caso em que os cunhados de Candido teriam se envolvido em um assalto com reféns ao Edifício Leonor, em Rio Preto, além de afirmar que o coronel agrediu mulheres, deixou uma no chão após empurrá-la e a ameaçou de morte. Itamar também disse que o vice do coronel, Fabio Marcondes, é um condenado por bater em adolescente e por comprar voto.
Fábio Candido rebateu que, durante administração de Itamar Borges enquanto prefeito de Santa Fé do Sul (SP), em 1996, foi condenado a cinco anos de prisão pelo crime de falsificação de notas, além de dizer que o candidato do MDB participou de orgias e traiu a ex-mulher.
APÓS O RESULTADO
Após o resultado das urnas, Coronel Fábio Candido falou à TV TEM sobre a vitória:
“Faremos um choque de gestão, é o meu compromisso com a população de Rio Preto, logo nos cem primeiros dias. Porque existe muita coisa que não pode esperar. Dentre as coisas mais urgentes, as pessoas não podem morrer nas filas esperando atendimento médico. Então, isso é uma prioridade muito grande do nosso governo e nós vamos recuperar a saúde, inicialmente, além de outros bons projetos para Rio Preto”, finalizou Coronel.
Itamar Borges também falou com os jornalistas após a divulgação do resultado:
"Rio Preto não é e não representa uma eleição para mim. Representa uma vida, representa uma história, representa esse amor que eu e minha família adquirimos pela cidade. Quero dizer que a urna é soberana e eu, como um democrata, respeito o resultado das urnas. Como sou um defensor e acredito na democracia, é o respeito, o reconhecimento e o cumprimento. Parabéns ao candidato eleito, ao prefeito eleito. Desejo a ele e a toda equipe dele, muito sucesso", comentou Itamar.
TRAJETÓRIA
Fábio Candido, de 52 anos, disputou cargo político pela segunda vez. O prefeito eleito é coronel da Polícia Militar, formado pela Academia de Polícia do Barro Branco.
Morador de São José do Rio Preto, ele nasceu e cresceu na cidade, é casado e tem um filho de 11 anos. Em 2022, concorreu ao cargo de deputado estadual. À época, teve 38.463 votos e não foi eleito.
Foi comandante da Força Patrulha e comandante de Pelotão de Tático Móvel e na formação de futuros comandantes. Também foi coordenador de Policiamento e Comandante de Batalhão da PM, último cargo ocupado antes de anunciar interesse em disputar as eleições. Ele possui duas graduações.
Filiado ao Partido Liberal (PL), Fábio Marcondes, de 48 anos, é o vice da chapa. Marcondes iniciou a carreira política em 2012, quando foi eleito vereador do município. À época, foi o quarto mais votado.
Em 2015, Marcondes assumiu a prefeitura da cidade por oito dias devido à ausência de Valdomiro Lopes (PSB) e da vice Irani Vaz de Lima, que tiraram férias. Atualmente, Fábio Marcondes ocupa o cargo de vereador e se afastou por conta da disputa eleitoral. (*) Por g1 Rio Preto e Araçatuba
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.