AREIA BRANCA HORIZONTAL TOPO

Corpe recicla primeira carga de isopor

Cidade

Parceria com empresa garante destinação correta para materiais de isopor

Com essa iniciativa, Daep e Corpe evitarão que o volume desse resíduo ocupe grande espaço no aterro sanitário

Com essa iniciativa, Daep e Corpe evitarão que o volume desse resíduo ocupe grande espaço no aterro sanitário. Foto: Divulgação

BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Meio da Notícia

O isopor (EPS) se faz presente no nosso dia a dia por meio de embalagens de frios, copos, pratos, marmitex, proteção de embalagens de eletroeletrônicos e móveis. Essa grande quantidade de isopor antes sem destino adequado no município de Penápolis, agora com esforço da Corpe (Cooperativa dos Recicladores) em parceria com a empresa Proecologic Reciclagem de EPS, tem destinação ambiental correta.

O presidente da Corpe, Nelito Silva de Oliveira, se emocionou ao ver sair da cooperativa, no dia 4, a primeira carga de isopor com cerca de 2.300 toneladas (60 fardos) para o processamento adequado. A empresa Proecologic realiza a retirada dos fardos prensados e separados por cor, onde após ser processado é enviado para a indústria para a transformação em diversos outros produtos.

Com essa iniciativa, o Daep e a Corpe evitarão que o volume desse resíduo coletado ocupe grande espaço no aterro sanitário além de gerar renda para os cooperados. Todos os penapolenses podem contribuir com a preservação do meio ambiente, fazendo a destinação dos resíduos de forma correta.

O isopor pode ser descartado nas sete unidades de ecopontos distribuídas em pontos estratégicos e também por meio da coleta seletiva que ocorre uma vez na semana em todos os bairros. O presidente do Daep, Carlos Alberto Bachiega, salienta que incentiva as parcerias realizadas com a cooperativa e desde o início de sua gestão, tem atuado na busca de melhorar a destinação final dos resíduos sólidos.

O prefeito Caíque Rossi ressalta a importância do benefício social e ambiental da atuação da Corpe e parabeniza os cooperados pela iniciativa. “O aumento renda familiar das 35 pessoas é motivo de orgulho, pois assim melhora a qualidade de vida”, destacou. (*) Com informações da A/I do Daep


Orientações para o descarte:


- O isopor deve ser descartado juntamente com os demais materiais recicláveis, na coleta seletiva;

- Plásticos e adesivos nas embalagens devem ser removidos do isopor, pois atrapalham o trabalho dos cooperados;

- O isopor não pode conter gesso, cola, tinta, concreto, ferro, entre outros contaminantes;

- Mesmo quando houver resíduos de gordura ou café, o isopor pode ser descartado (e não precisa ser lavado previamente); o que não pode é conter grãos ou pedaços de comida.



FERREIRA ENGENHARIA Horizontal topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.