BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Topo

Corretor Imobiliário: Hoje é dia de homenagear estes profissionais

Cidade

No Brasil, a profissão se regulamentou em 1962 e novamente em 1978, quando se criou um caminho claro para quem quer atuar nela

A principal função do corretor de imóveis é intermediar a negociação entre dono da propriedade e o interessado

A principal função do corretor de imóveis é intermediar a negociação entre dono da propriedade e o interessado. Foto: Reprodução/internet

JOVEM PAN PENÁPOLIS

O corretor de imóveis, também chamado de corretor imobiliário, é peça-chave quando se trata de transações imobiliárias. É ele que está apto a intermediar processos de compra, venda, locação, permuta e administração, tanto em áreas urbanas quanto rurais.

No Brasil, a profissão se regulamentou em 1962 e novamente em 1978, quando se criou um caminho claro para quem quer atuar nela: após uma especialização técnica e um estágio, é possível se credenciar junto ao Creci (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) do estado. Com a carteirinha em mãos, a pessoa está apta a atuar como corretora de maneira autônoma ou em uma imobiliária.

Por permitir que pessoas de qualquer caminho e idade tornem-se corretoras no médio prazo (entre um e três anos), a profissão de corretor de imóveis é vista por muitos como uma oportunidade de se reinventar ou dar uma guinada na carreira.
Além disso, há vantagens inerentes – horário flexível, remuneração variável através de comissões, independência, rotina dinâmica – que a tornam muito atraente. Não à toa, é um meio competitivo. Segundo a estimativa mais recente do Cofeci-Creci, feita em 2019, há 390 mil corretores de imóveis no país.

O corretor de imóveis é um profissional qualificado, que para operar nessa profissão é necessário ter formação adequada e o cadastro no conselho regional de corretores de imóveis.

Entre as funções do dia a dia do corretor de imóveis, ele atua em negociações como permuta, venda, aluguel e compra de imóveis em diferentes áreas.

A principal função do corretor de imóveis é intermediar a negociação entre dono da propriedade e o interessado, por isso ele deve atuar de forma ética, sempre buscando um equilíbrio para manter a negociação justa para ambos os lados.

Esse profissional tem grande importância na realização dos sonhos dos brasileiros, pois muitas vezes essa conquista só se torna real devido as intervenções e orientações dos profissionais.

A rotina de um corretor de imóveis é dinâmica, dificilmente ele lida com as mesmas atividades diariamente. Tem dias que é necessário prestar serviços externos, como visitas aos imóveis, prospecção, em outros o trabalho no escritório é necessário, como a verificação de documentos, atendimento aos clientes. 



COLÉGIO FUTURO - Horizontal topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.