Covid-19 altera planejamento de supermercados na Páscoa
Cidade
Planejamento nos estabelecimentos foi alterado em decorrência da pandemia
Carlos Netto 09/04/2020Como era de se esperar, a pandemia do Covid-19, o novo coronavírus, refletiu diretamente nas vendas de ovos de chocolate na semana que antecede a Páscoa. A crise gerada na economia e restrições quanto à circulação de pessoas têm feito as famílias direcionarem o consumo para produtos básicos de alimentação e higiene pessoal.
Com isso, as vendas caíram consideravelmente em relação ao mesmo período do ano passado. E isso também forçou a queda nos preços. Em Penápolis, a rede Big Mart, por exemplo, informou que, devido à pandemia, todo o planejamento foi alterado, já que havia uma expectativa de crescimento de vendas em torno de 6%, principalmente em itens sazonais relacionado à Páscoa.
Segundo o diretor de marketing Alexandre Camacho, devido às incertezas da crise, os clientes têm dado preferência em itens essenciais. Um exemplo foi que, no início da quarentena, as vendas foram impulsionadas devido ao medo de faltar mercadorias.
“Porém, tudo foi restabelecido no momento em que todos perceberam que não haveria desabastecimento”, observou. Em relação a esse impacto, a rede avaliou que as vendas foram alteradas pela preocupação da população em faltar produtos.
“Os itens considerados essenciais e de limpeza foram priorizados na cesta do consumidor”, explicou. Sobre os produtos relacionados à Páscoa, ele destacou que os estoques são suficientes, em razão do planejamento elevado, como ocorreu nos anos anteriores.
“As vendas estão no ritmo bom, porém, esses produtos têm venda somente nos últimos dias”, observou. Camacho ainda frisou que a rede colocou em prática, há 15 dias, uma promoção para os ovos de chocolate, mas que foi adiantada com a mudança de comportamento dos clientes, devido ao coronavírus.
ELDORADO
O Supermercado Eldorado, embora pudesse permanecer aberto durante a quarentena imposta por decretos estadual e municipal, sentiu os reflexos do coronavírus. O gerente Klayton Rossi, o Kuru, disse que a restrição de entrada de pessoas fez a circulação diminuir, mas adiantou que a loja está cumprindo as determinações estabelecidas.
“Temos 80 pessoas dentro da loja e só entra o próximo cliente quando um deles sai”, explicou. Em relação à Semana Santa, Kuru informou que poderão encontrar, ainda hoje (9), o tradicional bacalhau com preços especiais.
No entanto, ele reforça que todos devem aproveitar, pois o estabelecimento, que tradicionalmente não abre aos domingos, também ficará fechado amanhã (10). “Os nossos clientes também podem conferir os tradicionais ovos de chocolate para essa Páscoa. Os preços tiveram uma queda em razão de não abrirmos na sexta-feira e domingo”, explicou.
KAWAKAMI
A venda de ovos para a Páscoa estava um pouco abaixo do esperado mas, nesta semana, teve um aquecimento em razão de alguns clientes do Kawakami estarem recebendo seus salários. A informação foi do gerente da loja, Marcos Araújo, ao comentar sobre as vendas no período. Segundo ele, os peixes estão mantendo a comercialização, conforme análise do ano passado e, em relação ao bacalhau, a rede está com ótimos preços.
“As promoções acontecem todos os dias e sempre estamos com novidades e ofertas nestes produtos que não podem faltar ao nosso consumidor final”, esclareceu. Ele também analisou que os estoques são suficientes para atender a demanda, isso baseado no histórico de vendas do ano passado.
“Apesar da quarentena, estamos muito otimistas com as vendas que, neste fim de semana, deve atingir o seu auge. Estamos cobrindo ofertas de ovos, desde que comprovadas em tabloides”, finalizou. O Kawakami parcela os ovos de chocolate e bacalhau em seis vezes, no cartão próprio e nas demais bandeiras em três, com parcela mínima de R$ 30.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.