Covid-19: liberada vacina bivalente para idosos a partir de 60 anos
Saúde
Só serão imunizadas pessoas destes grupos prioritários que já completaram o esquema
Da Redação 06/03/2023A Secretaria Municipal de Saúde informa que se inicia hoje (6), um novo grupo prioritário para a vacinação contra a Covid-19, com o imunizante da Pfizer bivalente. Dessa forma, os idosos com idade a partir dos 60 anos, já podem procurar as Macros de Saúde.
A imunização gratuita acontece nas Salas de Vacina das unidades 1, 2 e 3, das 8h às 16h, de segunda à sexta. É necessário levar documentos pessoais e a caderneta de vacinação.
A vacinação com a Pfizer bivalente continua liberada para pessoas imunocomprometidas (a partir de 12 anos) e para pessoas com mais de 12, residentes em instituições de longa permanência e os trabalhadores destes locais.
A secretaria ressalta que só serão imunizadas as pessoas destes grupos prioritários e que já completaram o esquema vacinal com, no mínimo, duas doses. Tanto para idosos, quanto para os demais grupos, é necessário respeitar o prazo de quatro meses da última dose aplicada.
Portanto, quem ainda não completou o esquema vacinal com as primeiras doses, deve procurar uma Macro de Saúde e se imunizar. Vale lembrar que a nova vacina da Pfizer bivalente oferece cobertura contra a variante ômicron, além da proteção contra a cepa original do coronavírus.
A imunização com a Pfizer bivalente é feita de forma escalonada para grupos prioritários, conforme especificação do Ministério da Saúde.
DEMAIS GRUPOS
Crianças de três a 11 anos que iniciaram o esquema de vacinação com a Coronavac podem tomar uma dose de reforço para se proteger contra as complicações da Covid-19.
Neste caso, é aplicada a monovalente. Também é necessário respeitar o prazo de quatro meses da aplicação da última dose. A secretaria reforça que vacinação continua disponível para todos os grupos elegíveis.
Quem está com o esquema atrasado pode procurar uma das salas para se imunizar. A primeira dose está liberada para crianças, adolescentes e adultos a partir dos seis meses.
A terceira está para crianças com idade superior a três anos. A quarta poderá ser aplicada em todas as pessoas com mais de 18, com o intervalo de quatro meses da anterior. (*) Com informações da Prefeitura
-- Confira os endereços das Macros:
Macro 1 (avenida Euclides Garcia do Nascimento, 546, Jardim Eldorado);
Macro 2 (avenida Expedicionário Diogo Garcia Martins, 99, Centro);
Macro 3 (avenida Carlos Casela, 822, Santa Terezinha).
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.