BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Topo

Covid-19: SP divulga calendário para terceira dose da vacina em idosos

Saúde

Calendário também vale para imunossuprimidos que já tomaram duas doses

Vacinação pretende utilizar todos os imunizantes, inclusive a CoronaVac

Vacinação pretende utilizar todos os imunizantes, inclusive a CoronaVac. Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

O governo de São Paulo divulgou hoje (1º), o calendário para a aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 para idosos com idade acima de 60 anos e também para imunossuprimidos. Ao todo, estima-se que os dois públicos somem cerca de 7,2 milhões de pessoas.

As doses serão aplicadas nos idosos que já completaram o seu esquema vacinal há, pelo menos, seis meses ou nos imunossuprimidos que tomaram a segunda dose ou dose única há, pelo menos, 28 dias. São considerados imunossuprimidos os transplantados, pacientes em hemodiálise, quimioterapia, Aids, entre outras pessoas em alto grau de imunossupressão.

O calendário da terceira dose vai começar na segunda-feira (6), com os idosos acima de 90 anos. Já os entre 85 e 89 começam a ser imunizados no dia 13. Quem tem entre 80 e 84 será vacinado com a terceira dose a partir do dia 20. Nesse mesmo dia, começa para pessoas imunossuprimidas acima de 18. No dia 27, terá início a aplicação da terceira dose entre 70 e 79 e os que têm entre 60 e 69 serão vacinados a partir de 4 de outubro.


CORONAVAC

Diferente do que já foi anunciado pelo governo federal, a aplicação da terceira dose no Estado de São Paulo vai incluir a população entre 60 e 69. Além disso, a imunização pretende utilizar todos os que estão sendo aplicados no Brasil, inclusive a CoronaVac, vacina produzida pelo Instituto Butantan, em parceria com o laboratório chinês Sinovac, que foi vetado pelo governo federal para a adicional.

A terceira dose para idosos tem sido recomendada por especialistas, porque foi observada uma queda na proteção entre esse público. Ela também é necessária por causa da variante Delta, que surgiu inicialmente na Índia e vem provocando aumento de casos de Covid-19 em todo o mundo. Até este momento, 37,87% de toda a população do estado de São Paulo completou o seu esquema vacinal, tomando as duas doses dos imunizantes CoronaVac/Butantan/Sinovac, Pfizer/BioNTech ou AstraZeneca/Oxford/Fiocruz ou a dose única da vacina da Janssen.


ADOLESCENTES

O Estado de São Paulo está na etapa de vacinação de jovens sem comorbidades com idades entre 15 e 17 e iniciará a imunização entre 12 e 15 na próxima segunda. (*) Por Elaine Patrícia Cruz – repórter da Agência Brasil - São Paulo



FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 1 HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.