CPFL encontra 19 fraudes de energia no 1º semestre em 3 cidades da microrregião
Cidade
Em Penápolis, foram 13; Avanhandava e Barbosa ficaram com três cada uma
Ivan Ambrósio 11/09/2021A CPFL Paulista encontrou, no primeiro semestre deste ano, 13 fraudes de energia elétrica em Penápolis, durante 189 inspeções feitas. O número, se comparado ao mesmo período de 2020, é 58% menor, quando foram constatadas 31 irregularidades em 810 análises. Desta forma, a cidade ficou em terceiro lugar no ranking da região.
Araçatuba lidera a lista com 158 fraudes, seguido por Birigui, com 78. Avanhandava e Barbosa ficaram em 6º e 7º, respectivamente, com três cada uma. Em todos os municípios atendidos pela concessionária, foram regularizados 13.975 gatos de energia com apoio de denúncias, tecnologia e da polícia.
O aumento foi de 35%, comparando com 2019. No ano passado, o número se manteve no mesmo patamar. De maneira geral, as regularizações contribuem para a redução nas perdas de energia. Em junho de 2021, a perda, causada por fraudes e furtos, foi de 9,31% ante 9,4% no mesmo período do ano passado.
Dentro do combate, a CPFL Paulista realizou, no primeiro semestre, 51 ações de segurança patrimonial, registrando 1.145 BOs (Boletins de Ocorrência) e 54 conduções de criminosos à delegacia.
CRIME
Fraudes e furtos de energia são crimes previstos no CP (Código Penal), com penas que podem chegar a até quatro anos de prisão. Além disso, a pessoa que for flagrada cometendo a irregularidade terá cobrados os valores retroativos referentes ao período em que deixou de pagar pelo fornecimento.
A modalidade ainda pode trazer riscos à segurança das pessoas, prejudicando diretamente a população com instabilidade no fornecimento de energia e a perda de arrecadação de impostos importantes para manter serviços públicos no município.
As irregularidades também podem deixar a conta de luz mais cara para todos os consumidores, já que a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) reconhece a ação como uma “perda comercial”, tendo o valor revertido à empresa.
Outra consequência das fraudes e furtos é a piora na qualidade do serviço de distribuição de energia, uma vez que as ligações clandestinas sobrecarregam as redes elétricas. Os clientes podem contribuir - de forma sigilosa - para o combate às irregularidades por meio do aplicativo “CPFL Energia”, disponível para todas as plataformas de dispositivos móveis e também pelo site da concessionária (www.cpfl.com.br/fraude). No segundo trimestre de 2021, foram realizadas 13.474 inspeções, oriundas de denúncias realizadas.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.