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CPFL Paulista identifica 33 casos de fraude e furto de energia elétrica em Penápolis

Cidade

Com ações de combate aos “gatos”, concessionária conseguiu recuperar volume para abastecer 4,1 mil residências

No total, 913 inspeções foram feitas em Penápolis, sendo recuperado 410 megawatts-hora

No total, 913 inspeções foram feitas em Penápolis, sendo recuperado 410 megawatts-hora. Foto: Arquivo/JI

JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

De janeiro a dezembro do ano passado, a CPFL Paulista encontrou 33 ocorrências de fraudes e furtos de energia elétrica em Penápolis, os famosos “gatos”. Os dados foram divulgados pela concessionária na tarde de ontem (23). O município ocupou o terceiro lugar no ranking regional das maiores cidades.

No total, 913 inspeções foram feitas nos 12 meses de 2019, sendo recuperado 410 megawatts-hora (MWh) com a regularização de ligações feitas de forma ilegal no município. As ações fazem parte do trabalho de combate a estas práticas que prejudicam todos os consumidores.

Na região, a distribuidora encontrou 915 ocorrências de irregularidades no ano passado. Nas ações para coibir os delitos, a CPFL conseguiu recuperar quase 7,5 mil megawatts-hora (MWh) com a regularização de ligações feitas de forma ilegal, o suficiente para abastecer 4,1 mil residências durante um ano inteiro.


RANKING

Entre as cinco maiores cidades da região, Araçatuba foi a que registrou o maior número de fraudes identificadas, alcançando a marca de 511. Em segundo lugar ficou Birigui, com 143. Lins e Guararapes fecham a lista com 31 e 23, respectivamente.

Para a identificação das infrações, a companhia realizou 16,2 mil inspeções no sistema. Além disso, a CPFL faz regularmente a blindagem de rede e, quando encontra indícios de fraude, passa a organizar medições periódicas de padrões de consumo do local flagrado, de forma a evitar a reincidência de furtos.

Essas tecnologias de monitoramento contínuo e à distância permitem que a distribuidora aumente a produtividade das equipes e intensifique suas iniciativas contra o crime sem a necessidade de deslocar os técnicos. Em toda a sua área de atuação, a concessionária, que atende 4,6 milhões de clientes em 234 cidades do interior de São Paulo, executou mais de 256 mil inspeções em 2019.

Durante as operações, foram encontradas 22,3 mil ocorrências de fraudes e furtos, das quais foi possível recuperar 132,7 mil MWh de energia. O volume é equivalente ao consumo de um município com 73 mil consumidores residenciais.


CRIME

Fraudes e furtos de energia são crimes previstos no Código Penal, com penas que podem chegar a até quatro anos de prisão. Além disso, a pessoa que for flagrada cometendo a irregularidade terá cobrados os valores retroativos referentes ao período em que deixou de pagar pelo fornecimento.

Outra consequência é a piora na qualidade do serviço de distribuição de energia, uma vez que as ligações clandestinas sobrecarregam as redes elétricas, podendo provocar graves acidentes com os fraudadores e com as pessoas que residem no local.

Clientes podem contribuir para o combate às irregularidades por meio dos canais disponibilizados pela concessionária. O auxílio tem sido fundamental para coibir o crime nas regiões. Para se ter uma ideia, as distribuidoras da CPFL Energia receberam, em 2019, mais de 96 mil contatos relatando alguma irregularidade na rede, sendo que uma denúncia em cada quatro acabam sendo confirmadas pela companhia em suas inspeções.



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