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Crédito pessoal e empréstimos lideram ranking de reclamações na região

Cidade

Foram 104 reclamações registradas o ano retrasado; em 2021, número aumentou para 870

Queixas dos consumidores foi com relação a crédito pessoal, consignado e empréstimos

Queixas dos consumidores foi com relação a crédito pessoal, consignado e empréstimos. Foto: Arquivo/JI

JOVEM PAN PENÁPOLIS

As reclamações dos consumidores com relação a crédito pessoal, consignado e empréstimos cresceram 736,54% entre 2020 e 2021 nas quatro maiores cidades da região: Araçatuba, Birigui, Penápolis e Andradina.

Os dados foram disponibilizados pelo Ministério da Justiça, após levantamento feito pelo pesquisador em economia local e regional, professor Marco Aurélio Barbosa de Souza, da FAC-FEA (Faculdade da Fundação Educacional de Araçatuba). Segundo os números, no ano retrasado, foram 104 reclamações registradas pelos consumidores sobre os três temas supracitados.

Já em 2021, a quantidade saltou para 870. Outro dado interessante é que, em 2020, o crédito pessoal e os empréstimos ocupavam a 21º posição do ranking dos assuntos mais reclamados pelos consumidores dos municípios pesquisados. No ano passado, foi para o 1º lugar. Já os problemas envolvendo o crédito consignado, que estavam em 6º em 2020, subiram para o 2º.


CENÁRIO

Conforme explicou Souza, a situação crítica da economia durante a pandemia da Covid-19, o novo coronavírus, além da aceleração inflacionária e a redução do poder aquisitivo das famílias, somada a queda da renda real, levaram ao maior número de pessoas a procurarem por crédito e empréstimos no sistema financeiro.

Isso, consequentemente, gerou problemas e reclamações, que também cresceram em relação a essas modalidades de serviços, como ficou evidenciado pela expressiva ampliação das reivindicações no ano passado.

“Os consumidores precisam redobrar a atenção na hora de realizarem suas compras de bens e serviços, em especial, com o sistema financeiro (solicitações de crédito, empréstimos, uso do crédito consignado, cartão de crédito, entre outros)”, destacou.

O pesquisador ainda orienta sobre a necessidade de fazer minuciosa pesquisa, ler com atenção os contratos, procurar ajuda e orientação de especialistas, bem como conversar com pessoas que conhecem a empresa, produto e mercado.

“No caso do crédito consignado e outras modalidades, com o aumento da oferta e as facilidades trazidas pela tecnologia, nota-se o aumento da demanda por essas modalidades, porém, sem que as pessoas façam uma análise mais apurada da necessidade, dos valores das taxas de juros, do comprometimento da renda com o empréstimo e do impacto no orçamento familiar, fatores que poderão desencadear o início de um ciclo de endividamento”, ressaltou.

Souza frisou que há casos em que os bancos enviam cartões de crédito sem a solicitação e ampliam os limites muito acima da capacidade financeira do indivíduo. “São facilidades que podem depois trazer grandes problemas”, observou.

O professor alerta que os dados evidenciaram o crescimento das reclamações em relação ao crédito consignado para os beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), aposentados e pensionistas, segmento que demanda atenção e, nesse sentido, recentemente, por meio de medida provisória, o governo ampliou a margem do empréstimo consignado de aposentados e pensionistas, dos atuais 35% do valor do benefício para até 40%.


ASSUNTOS

Com relação ao registro de todos os tipos de reclamações, constatou-se o crescimento de 108,7% entre 2020 e 2021. O número na plataforma do governo ampliou de 1.586 para 3,3 mil no ano passado. Um dado positivo foi à melhoria no índice de soluções dos problemas, que passou de 78,56% (2020) para 82,48% (2021).

No ranking geral, além do crédito pessoal, demais empréstimos e o consignado representam, juntos, 26,80% do total das reclamações dos consumidores. Consta também o cartão de crédito com 8,64%, banco de dados e cadastros dos consumidores - Serasa, SPC, SCPC, entre outros - com 6,85%, telefonia móvel pó-pago (5,88%), setor aéreo (5,27%) e internet móvel (4,59%).


MONITORAMENTO

A Senacon (Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor) realiza o monitoramento mensal das reclamações dos consumidores brasileiros em relação a produtos, serviços e empresas e também as soluções aos problemas apresentados, formando o sistema nacional de defesa do consumidor. O objetivo é o aprimoramento das políticas públicas de defesa dos consumidores. (*) Com informações da Folha da Região



JOVEM PAN PENÁPOLIS

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