FERREIRA ENGENHARIA Horizontal topo

Cresce a procura por testes em laboratórios e farmácias de Penápolis nos últimos dias

Saúde

Demanda pelo serviço subiu gradativamente nos estabelecimentos

Procura por testes nas farmácias e laboratórios aumentou nos últimos dias na cidade

Procura por testes nas farmácias e laboratórios aumentou nos últimos dias na cidade. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

JOVEM PAN PENÁPOLIS

Após quase dois anos sem grandes eventos ou reuniões familiares, muitas pessoas aproveitaram a vacinação e diminuição dos casos da Covid-19 e foram viajar ou reencontrar os parentes. A volta à “normalidade” provocou, nos últimos dias, uma grande procura por testes contra o coronavírus em laboratórios e farmácias de Penápolis.

No Tetsuo Mandai, o diretor Kléber Mandai comentou que a demanda pelo serviço subiu significativamente desde a última segunda-feira (3). “Estamos realizando, em média, 150 procedimentos, dependendo do dia. A procura tem sido constante”, disse.

O local, ainda segundo ele, oferece o RT-PCR (swab), cujo resultado demora de três a quatro dias e o antígeno (teste rápido), que sai em algumas horas. Além da Covid, o laboratório tem tido também uma demanda nos testes da H1N1 (Influenza).

“Na quinta (30), ficamos sem os kits e, imediatamente, entramos em contato com os distribuidores, porém, a situação é que, em virtude do aumento, possa haver falta destes materiais”, destacou. No Domingues Cruz, o sócio-proprietário e farmacêutico bioquímico Maurílio Jorge Cruz enfatizou que, desde o dia 30 de dezembro, a quantidade de exames aumentou.

“Nossa média está entre 50 e 100 por dia. Nos feriados prolongados, é comum a demanda subir, porém, isso exige cuidados”, comentou. No laboratório, são oferecidos dois tipos de procedimentos: o IFA (Imunofluorescência) e Eletroquimioluminescência, cujos resultados saem no mesmo dia.

“Já fizemos pedido para chegar novos materiais, pois, infelizmente, corre-se o risco de ficarmos sem”, ressaltou. Maurílio ainda frisou que procedimentos para detectar se a pessoa está com a H1N1 e H3N2 tem sido feitos, sendo que esta última os resultados, infelizmente, tem dado positivo.

Já no Laboratório Ivan Sammarco, havia a expectativa da chegada de novos kits ainda ontem (4), segundo relatou Ivan Sammarco. “A quantidade serviria para alguns dias e, por isso, fazemos pedidos a todo momento nas distribuidoras. Nos últimos dias, a procura tem sido alta, ocasionando no agendamento dos procedimentos, que vão desde o RT-PCR, antígeno e sorologia”, observou.


FARMÁCIAS

Ainda no município, segundo apurado pelo INTERIOR, duas farmácias de grandes redes realizam testes contra a Covid. Para isso, o usuário precisa acessar o site e fazer o agendamento. Em pesquisa, uma das unidades, até o fechamento da edição, tinha horários disponíveis a partir de sexta-feira (7).

Na outra, no entanto, era preciso paciência para conseguir fazer o procedimento, já que a página não conseguia direcionar os dados. Segundo divulgou essa semana a Abrafarma (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias), o número de testes rápidos realizados na segunda quinzena de dezembro cresceu mais de 50% em comparação com a primeira.

A alta também se reflete na chamada taxa de positividade. Eram pouco mais de 5% de exames positivos no começo do mês passado e, no meio, chegou a quase 7%. No domingo (2), esbarrou nos 27%.



FERREIRA ENGENHARIA Horizontal topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.