FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 2 HORIZONTAL TOPO

Criança de 11 meses engasga em escola e é salva por guarda municipal

Região

Incidente aconteceu após amamentação e guarda executou a manobra de Heimlich

GCM que fazia a ronda do dia socorreu a bebê, fazendo a manobra de Heimlich

GCM que fazia a ronda do dia socorreu a bebê, fazendo a manobra de Heimlich. Foto: Divulgação

FERREIRA ENGENHARIA RODAÉ 2 HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

Uma menina de 11 meses, que engasgou após ser amamentada em uma escola municipal de Araçatuba (SP), foi salva graças à ajuda de um guarda municipal que prestava serviço na unidade nesta terça-feira (6).

Segundo o que foi apurado pela reportagem, o caso aconteceu na escola municipal Prof.ª Odete Costa Bodstein. A Secretaria Municipal de Educação informou que a bebê está matriculada no berçário A, em período integral.

A mãe da criança foi chamada para que fosse buscá-la, pois ela teria vomitado por duas vezes, sendo que na segunda, teria ficado sem ar devido ao vômito.

A mãe teria chegado à escola por volta das 13h45 e pediu uma cópia do cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) da filha, dizendo que a levaria a uma UBS (Unidade Básica de Saúde) para consulta médica.


VOLTOU A ENGASGAR

Segundo a secretaria, quando a criança era levada da sala do berçário em direção à saída da escola, já no pátio da unidade, voltou a vomitar e engasgou novamente, vindo a perder o ar.

“Uma funcionária foi ao socorro da mãe e da bebê, enquanto outra funcionária foi comunicar à direção, que prontamente solicitou ao Guarda Civil Municipal Dos Santos, que fazia a ronda do dia na escola, e este socorreu a bebê fazendo a manobra de Heimlich para o desengasgo”, informa em nota.

Ainda segundo o que foi informado, após algumas manobras a bebê recobrou os sentidos. “Quando eu senti o vômito da nenezinha foi a melhor sensação do mundo”, contou emocionado o guarda municipal que fez o socorro.


PRONTO-SOCORRO

A escola tentou contato com o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para fazer o atendimento, mas de acordo com o que foi apurado pela reportagem, não havia viatura disponível.

Assim, a viatura da guarda municipal foi acionada para a criança e a mãe dela serem encaminhadas ao pronto-socorro municipal. A reportagem apurou que após atendimento médico foi constatado que a menina apresenta bom estado de saúde.

Segundo a Prefeitura, as imagens do momento em que o guarda municipal faz o salvamento da bebê, feitas pelas câmeras de monitoramento da escola, foram repassadas a ele e à assessora executiva da Secretaria Municipal de Educação. (*) Com informações do Hojemais Araçatuba


 



FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 2 HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.