Crianças atendidas pelo Lactário receberão presentes doados por ‘padrinhos’ em campanha
Cidade
Iniciativa ocorre há anos e tem por objetivo proporcionar um melhor Natal aos atendidos pela entidade
Ivan Ambrósio 08/11/2020Com a chegada do final de ano, entidades da cidade - em especial às que atendam crianças - se esforçam em promover ações com o objetivo de angariar recursos para garantir as festividades natalinas. Na Associação Feminina de Proteção à Infância Lactário Dília Ribeiro, de Penápolis, a comemoração é garantida há muitos anos graças aos “padrinhos” que adotam uma das crianças atendidas em período integral, enviando um brinquedo.
Com isso, a instituição consegue fazer com que todos sejam presenteados. Mais uma vez, o projeto foi idealizado e executado pela voluntária Cristina Delboni. Segundo ela, a entidade conta com padrinhos fixos que fazem questão de participar todos os anos.
“Muitos deles residem em outras cidades e Estados”, disse. Cristina destacou que, graças a atitude amorosa destas pessoas, o projeto alcança seu objetivo, que é proporcionar um feliz Natal a todas as crianças que recebem os cuidados da associação. “Muitas vezes, este acaba sendo o único presente que ela receberá, devido às dificuldades financeiras da família”, afirmou.
CARTÕES
Todos os anos, os padrinhos recebem um cartão produzido manualmente pela equipe do Lactário. A novidade nesta edição é a diferente simbologia abordada na campanha, fazendo referência a sustentabilidade e ao renascimento.
“Por conta da pandemia da Covid-19, o novo coronavírus, o cotidiano da população passou por mudanças em seu comportamento e, em comum acordo, decidimos abordar isso nos símbolos contidos nos cartões que foram preparados com muito carinho para despertar este espírito”, ressaltou Cristina.
Em mais esta edição, a parceria contou com a professora de artes Neuza Costa. Ela explicou a simbologia da flor. “O Natal, assim como a natureza, é renascimento e, ainda mais este ano, por conta do coronavírus, estamos mudando diante deste cenário”, observou. Uma mensagem, escrita há vários anos pelo professor e ex-prefeito João Luís dos Santos (PT), é incluída no presente.
Cada padrinho é presenteado ainda com uma pequena pomba branca confeccionada em louça. “Quando estamos confeccionando, analisamos elementos de paz para cada um para transmitir este sentimento bom às pessoas, agregando a valores tão importantes para os nossos pequeninos”, enfatizou a professora.
DRIVE
Ao receber o cartão, o participante fica sabendo o nome e a idade da criança a qual ele representa. Todos os presentes doados são embrulhados igualmente e distribuídos aos contemplados. Nesta edição, por conta da pandemia, a entrega será feita de uma forma diferente, por meio de um drive thru que acontecerá na frente do Lactário em 17 de dezembro.
O horário será das 18h às 21h e seguirá todas as recomendações de distanciamento e uso de máscaras. “Com a ajuda destes parceiros, conseguimos promover momentos como este e que são muito importantes também para toda a equipe de trabalho, que conhece tão bem nossa luta para manter um atendimento de qualidade”, finalizou Cristina.
O Lactário atende 100 crianças com idade máxima de três anos, filhas de mães trabalhadoras atuantes no comércio, indústria, lavoura e principalmente como empregadas domésticas. Atendidas em sistema de creche, elas - que ficam na unidade das 7h às 17h -, recebem todos os cuidados com higiene pessoal e alimentação, sendo oferecidos café da manhã, almoço, lanche e jantar.
Mantida também com subvenções do poder público, a entidade recolhe a maior parte dos recursos por meio de campanhas como a tradicional venda de batata recheada e os bazares da pechincha. Quem quiser “adotar” uma criança, pode entrar em contato pelo telefone (18) 3653-4491.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.