FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 3 HORIZONTAL TOPO

Crianças e estudantes pedindo dinheiro em semáforos são assuntos de reunião

Cidade

O problema, apesar de antigo e discutido, se tornou algo bastante difícil de ser resolvido

Encontro ocorreu na manhã de ontem (21), na sede do Sindicato do Comércio Varejista

Encontro ocorreu na manhã de ontem (21), na sede do Sindicato do Comércio Varejista. Foto: Ivan Ambrósio

FERREIRA ENGENHARIA RODAÉ 2 HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

Membros do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) de Penápolis se reuniram ontem (21) para discutir novas ações e projetos. Um dos assuntos em pauta foi de crianças e estudantes, além de moradores de ruas, ficarem pedindo dinheiro no cruzamento das vias da cidade.

O problema, apesar de antigo e discutido em encontros anteriores, se tornou algo bastante difícil de ser resolvido, já que o combate tem sido feito, na maioria das vezes, apenas pelo Conselho Tutelar. A coordenadora do órgão, Aline Rahal, afirmou que a preocupação é ainda maior agora nesse período de final de ano, quando é comum crianças ficarem pedindo “boas festas” aos condutores de carros e motos.

“Além do número aumentar, se torna um grande perigo, pois eles se arriscam entre os veículos para pedir alguma quantia em dinheiro”, disse. Ela acrescentou que, apesar dos esforços e ações desenvolvidas ao longo do ano, o combate a essa prática se torna difícil.

“Ao verem os conselheiros, eles fogem. Conseguimos, algumas vezes, abordá-los e explicamos os perigos disso, mas quando viramos as costas, retornam no local”, observou. Rahal frisou que a melhor forma de combater o ato é por meio da conscientização à população sobre não colaborar dando dinheiro.

“Enquanto as pessoas fizerem isso, sempre haverá moradores de rua e crianças nos cruzamentos e semáforos. Por isso, é imprescindível que os motorista não colaborem, evitando ainda que graves acidentes ocorram”, ressaltou. Outro ponto elencado na reunião foi que estudantes da rede estadual e particular de ensino também acabam tendo esta prática como meio de arrecadação, principalmente, para as formaturas.

Jovens que passaram em vestibulares também foram citados, já que alguns vão até os semáforos e cruzamentos de ruas e avenidas para pedir dinheiro para diversos fins, entre eles para organizar festas em comemoração às suas aprovações para o ensino superior.

Além do Conseg e do Conselho Tutelar, o encontro contou com representantes das Polícias Civil, Militar e Rodoviária, Corpo de Bombeiros, Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista), secretaria de Assistência Social, Diretoria Regional de Ensino, Câmara, além outros segmentos da sociedade civil.


FAIXAS

Durante o encontro, foi discutido o desrespeito que condutores acabam tendo ao não darem preferência para quem atravessa a faixa de pedestres. Além disso, outro assunto em pauta foi a sinalização em alguns pontos da cidade, como as rotatórias da Bandeira, que dá acesso à avenida Leandro Ratisbona de Medeiros, e a que vai para o bairro Cidade Jardim.



AREIA BRANCA HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.