Cronograma prevê a construção de 150 bacias coletoras em toda cidade
Cidade
O Programa “Bacia Legal” contempla inicialmente os bairros Jardim do Lago III e IV com a construção de sete bacias
Da Redação 13/03/2020Em mais um trabalho de recuperação da malha viária da cidade, a Secretaria de Obras e Serviços iniciou a implantação de 150 bacias coletoras de águas pluviais em cruzamentos de diversos bairros da cidade. O Programa “Bacia Legal” contempla inicialmente os bairros Jardim do Lago III e IV com a construção de sete bacias.
Segundo o chefe de infraestrutura urbana, César Rodrigues Borges, os dois bairros apresentavam o maior índice de reclamações em relação à má conservação nos cruzamentos. “Nas reuniões do Orçamento Participativo na região, esta foi uma das principais reivindicações dos moradores”, afirmou.
Os trabalhos são realizados pela Secretaria de Obras, que teve a equipe incrementada com a contratação de funcionários temporários para a realização do serviço. O secretário de Obras, o engenheiro Murilo do Valle, disse que um dos principais problemas encontrados na malha asfáltica de Penápolis é a deterioração das bacias coletoras de água pluviais.
“Em alguns cruzamentos, as bacias dão lugar aos buracos, prejudicando a passagem de veículos e oferecendo riscos aos condutores. Isso foi causado pois as bacias foram construídas com massa asfáltica. Ao longo dos anos, esse material não resistiu à umidade constante provocada pelo escoamento de água das chuvas, lavagem das residências, somados ao tráfego de veículos”, explicou. Por conta do material da construção, é necessária a interdição do cruzamento por sete dias para a secagem e cura do concreto.
BAIRROS
Ao todo, serão construídas 150 bacias coletoras em mais de 20 bairros da cidade. Entre eles, estão o Jardim do Lago II, Del Rey, Ana Paula, Regina Célia, Pereirinha, Residencial Palmeiras, Haroldo Camilo, Sílvia Covas, Morumbi, Parque Industrial São Francisco, Jardim Brasília. O serviço ainda contemplará os bairros: Vila Popular, Aparecida, Jardim Guanabara, Santa Terezinha, Vila Paulista, Pevi, Pevi II, Tinô, Tóquio e Planalto. (*) Com informações da Secom – PMP
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.