CSD prioriza construção do Centro de Distribuição para expandir lojas
Cidade
Projeto sofrerá mudança e inauguração passa para abril de 2022
Gilson Ramos 07/07/2021Devido a ajustes na construção civil em decorrência do novo coronavírus, aliado ao “boom” da retomada do setor com o avanço da vacinação e controle do vírus, a construção em Penápolis do Centro de Distribuição (CD) pela Companhia Sulamericana de Distribuição (CSD), sofrerá alteração no cronograma de finalização, inauguração e operacionalização da primeira fase.
Inicialmente programada para outubro deste ano, a projeção de inauguração agora é para até o final do mês de abril do próximo ano. A primeira etapa do CD contempla 30 mil metros quadrados de construção, devendo gerar cerca de 400 novos empregos diretos, o que irá movimentar consideravelmente a economia penapolense.
Mas o CD em Penápolis é essencial e passou a ser prioridade do grupo empresarial com sede em Maringá (PR) para os projetos futuros de ampliação da rede de lojas da CSD. Além da sua importância na abrangência de ser uma unidade responsável por 80% das vendas.
Hoje, a Companhia que conta com 59 lojas instaladas em 29 cidades e emprega mais de nove mil funcionários, tem CD apenas em Maringá para toda atender toda a rede, além de uma central em Lins (SP). Acompanhando de perto o projeto que já finalizou os serviços de terraplanagem, Carlos Tavares Cardoso, CEO da CSD, esteve novamente em Penápolis nesta semana.
De acordo com o diretor presidente, ele vê como prioridade a construção do CD, e acompanhará pari-passu a sua execução por ser importante para os planos da Companhia.
“Esse projeto de Penápolis é para atender a todo Estado de São Paulo, e ainda trata-se de um plano robusto para absorver novas lojas. O nosso CD de Maringá não suporta toda a demanda, por isso é imprescindível essa obra aqui em Penápolis tanto para o abastecimento de nossa rede, como também para a expansão de novas unidades”, explicou Tavares, em atenção à reportagem do INTERIOR.
O CEO também esteve com o prefeito Caíque Rossi e membros da administração, para agradecer o apoio e reforçar a importância da parceria com o Estado com a rotatória na rodovia Assis Chateaubriand (SP-425). “Para termos a inauguração e funcionamento pleno do CD é essencial que tenhamos essa obra de infraestrutura viária. O prefeito nos garantiu que está empenhado para que o Governo do Estado possa liberar os recursos viabilizando o projeto o quanto antes”, acrescentou.
Haverá movimentação diária de 150 a 170 veículos pesados e aquecimento da economia local com atração de investimentos adjacentes. A Companhia Sulamericana de Distribuição detém as bandeiras Cidade Canção (Paraná), Amigão Supermercados (São Paulo), São Francisco Supermercados (Mato Grosso do Sul) e Stock Atacadista (Paraná e São Paulo).
O grupo já está presente em Penápolis com uma loja do Supermercados Amigão, inaugurado em julho de 2020. A CSD é o terceiro maior grupo supermercadista do Paraná e a 17ª rede supermercadista no ranking da Associação Brasileira de Supermercados. Com sede em Maringá, conta com 59 lojas instaladas em 29 cidades e emprega mais de nove mil funcionários.
INVESTIMENTOS
A escolha para o investimento do grupo empresarial em Penápolis se deve a somatória de forças em defesa dos interesses da cidade. Destaque para a indicação e apoio do Grupo Rossetti.
Sobre a fase da obra, é a terraplanagem e evoluindo com os projetos construtivos (civil, fundação, arquitetônico, elétrico, hidráulico, metálico, entre outros). Já a próxima etapa é iniciar as obras de construção propriamente dita. Já está sendo fechado com uma construtora a execução da obra, que será em pré-moldado.
A área adquirida pela companhia e que teve ampla participação do poder público no ano passado, é a Fazenda Boa Vista, às margens da Assis, que pertencia à família do casal Voely Soares Mendonça e André Mendonça. O total adquirido pela CSD foi 20 alqueires de terra.
O projeto de construção do CD será desenvolvido em duas etapas. Na primeira fase, será feito um barracão de 30 mil metros quadrados. Após isso, com a nova previsão de inauguração para abril de 2022, inicia-se a outra fase de expansão. O investimento em Penápolis é estimado em R$ 100 milhões.
ROTATÓRIA
No último dia 28 de janeiro o prefeito Caíque Rossi (PSD), com o secretário de Desenvolvimento e Trabalho, Fábio Ferracini, estiveram em audiência com o secretário de Estado da Casa Civil, Antônio Carlos Rizeque Malufe, para solicitar a construção de uma rotatória na Assis, próximo à área onde é construído o centro de distribuição da CSD. O dispositivo de acesso será necessário para facilitar o acesso ao Centro de Distribuição e garantir a segurança no tráfego.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.