JOVEM PAN PENÁPOLIS

Curso de Pedagogia da Funepe celebra novo laboratório

Educação

Local será utilizado pelos professores e discentes da instituição

Laboratório é destinado ao ensino, pesquisa, extensão e práticas pedagógicas

Laboratório é destinado ao ensino, pesquisa, extensão e práticas pedagógicas. Foto: Divulgação

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O curso de Pedagogia da Fafipe (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Penápolis), mantida pela Funepe (Fundação Educacional de Penápolis), inaugurou o seu laboratório na última semana de março, juntamente com o evento “Semana de Cursos”.

Para celebrar essa conquista, a atividade escolhida para marcar a noite do evento foi o Sarau Cultural, que aconteceu em área aberta do campus 1 da instituição. Dentre as diversas atrações, se apresentaram os músicos Geraldo Malta, Ivete Malta e Dominique Malta, o cantor e artista Rodrigo Matias e a pequena Lorena.

O diretor do Cech (Centro de Educação e Ciências Humanas), Cledivaldo Donzelli, o coordenador do curso, Renato Costenaro, e demais professores fizeram as honras aos alunos presentes e deram início aos trabalhos em um encontro inesquecível e único para o curso.

O laboratório é destinado ao ensino, pesquisa, extensão e práticas pedagógicas, tendo por objetivo ser um espaço de formação, como suporte tecnológico e de recursos materiais voltados à reflexão, invenção, desenvolvimento, experimentação e divulgação de alternativas metodológicas, além de desenvolvimento de recursos didáticos pedagógicos e de atividades artísticas.

Destinado aos professores e estudantes do curso para utilização durante as aulas, o local será utilizado em horários especiais pelos professores. Já os discentes precisam estar acompanhados pelos docentes ou monitores para utilizar o laboratório, fora do horário das aulas.

Segundo Costenaro, poderão ser realizadas no laboratório oficinas, aulas práticas e o desenvolvimento de atividades que envolvem a estimulação da imaginação e percepção por meio de jogos, expressão artística, trabalhos interdisciplinares, bem como a construção e criação de materiais experimentais que atendem ao processo de construção do conhecimento em todos os componentes curriculares.

“As disciplinas de Literatura Infantil, Libras, Conteúdos Metodologias e Práticas de Arte e Laboratório Lúdico-Pedagógico para a Prática do Ensino Interdisciplinar da Matemática serão as mais favorecidas com a instalação do laboratório, bem como os componentes de extensão curricular, nos quais serão trabalhadas a elaboração e execução de materiais didáticos de manipulação enquanto recursos para as aulas, importantes no processo de construção de práticas educativas destinadas à incorporação de vivências cidadãs”, explicou.

O Laboratório de Pedagogia possui jogos lúdicos, pedagógicos e acessíveis para educação especial e inclusiva, livros de literatura infantil, materiais específicos para as aulas de arte, alfabetização, leitura e para o desenvolvimento das aulas do Laboratório Lúdico-Pedagógico para a Prática do Ensino Interdisciplinar da Matemática, que acontecem nas turmas do 7º e 8º semestres.


TRADIÇÃO

O curso de Pedagogia da Funepe/Fafipe é pioneiro na região e foi reconhecido pelo decreto 68.283, em 1971.

Com 52 anos de tradição, essa graduação se insere na realidade regional com o intuito de formação qualificada dos professores que atuam na docência na educação infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental, nas disciplinas pedagógicas do curso do médio, na modalidade normal, assim como em educação profissional e também na área de serviços em apoio e gestão, coordenação, orientação e supervisão escolar, além de outras áreas nas quais conhecimentos pedagógicos sejam previstos na legislação em vigor.

Costenaro reforçou que o projeto apresentado do curso busca constituir-se como uma proposta política e pedagógica de formação de professores comprometida com as questões da contemporaneidade. Assim, prioriza-se como mote de estudo e investigação, as relações entre cultura, sociedade e educação, que se constituem em um grande eixo temático estruturante da organização curricular.

“Entendemos que, ao problematizar as questões concernentes a essas relações, desejamos contribuir com a formação de sujeitos éticos, sociais e políticos, comprometidos com a transformação, que dialoguem com as diferenças e os diferentes, que vejam ao outro e a si mesmos como interdependentes e corresponsáveis na construção da cidadania”, indicou.

Para finalizar, o coordenador relata que o curso se preocupa em promover espaços e tempos de interlocução com seu entorno, evidenciando as peculiaridades, as singularidades e as diversidades culturais e histórico-geográficas do interior do Estado de São Paulo.

“Percebemos que proporcionar tais vivências torna-se indispensável para que os sujeitos sejam provocados para ressignificarem os tempos, os espaços, as identidades e os papéis sociais”, concluiu. (*) Com informações da A/I da Funepe



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