Curso de Psicologia da Funepe celebra 16 anos de história na instituição
Educação
Evento comemorativo aconteceu em grande estilo no dia 26 no NAC (Núcleo Acadêmico e Cultural)
Da Redação 13/09/2022O curso de Psicologia da Fafipe (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras), órgão pedagógico mantido pela Funepe (Fundação Educacional de Penápolis), celebrou, em agosto, os 16 anos de funcionamento da graduação na instituição.
O evento comemorativo aconteceu em grande estilo no dia 26 no NAC (Núcleo Acadêmico e Cultural) e foi organizado pela coordenação do curso, com o apoio do Cech (Centro de Educação e Ciências Humanas).
A celebração contou com a presença de toda a turma, além do corpo docente da graduação e alunos egressos. O evento também contou com a presença dos vereadores Bruno César e Rodolfo Valadão, representando a Câmara, entregando à gestão da faculdade uma Moção de Congratulação em homenagem ao curso.
Segundo a coordenadora Sandra Spósito, a data foi um marco para todos que fazem parte desse momento da faculdade. “É com muito orgulho que podemos vivenciar essa grande festa com todos os alunos que confiaram e confiam em nosso trabalho de formação. Com certeza, a história de cada um é parte do nosso sucesso”, contou.
HISTÓRIA
A graduação iniciou seu funcionamento no ano letivo de 2006, formando oito turmas de profissionais. No total, foram 111 estudantes graduados pela instituição, levando o nome da Funepe por todos os cantos do país.
Sandra explicou que o curso sempre se pautou por oportunizar uma experiência de formação ampliada e pluralista, com sólidas bases teóricas e epistemológicas, alicerçada pela cientificidade e pela busca de constante atualização de seus conteúdos curriculares e metodologias de ensino.
O projeto pedagógico é fundamentado na consolidação dos direitos humanos, na interface com a realidade sociocultural no qual se insere, com especial articulação com as políticas públicas locais e atuação no escopo da saúde, incluindo a saúde mental, na promoção da qualidade de vida dos indivíduos, grupos, organizações e comunidades.
“Entendemos que ao enfrentar o desafio de articular suas finalidades e perfil às necessidades da sociedade brasileira, em especial às demandas regionalizadas, o curso de Psicologia deve minimizar a distância entre a formação e os espaços de atuação profissional. Desta forma, buscamos alinhavar ensino, pesquisa, extensão e práticas (via estágios) com as competências e habilidades que direcionam nossos alunos para a construção de atuações profissionais críticas, eticamente situadas, teoricamente estruturadas com procedimentos e técnicas articuladas com as especificidades dos campos de atuação”, frisou a coordenadora, que está à frente do curso há um ano.
ATENDIMENTO
Funcionando desde 2009, o Cepac (Centro de Estudos em Psicologia e Atendimento Comunitário) oferece atendimento gratuito para a comunidade, como parte das atividades de estágio obrigatórias do curso.
A média dos últimos três anos indicam 1,1 mil atendimentos individuais, grupais e institucionais que envolvem os estágios em psicologia. O serviço é gratuito e aberto para os funcionários da instituição e também para toda a população penapolense.
Em 2021, por meio de consultas online junto a 30% dos egressos do curso, foi constatado que mais de 70% atuam na psicologia e na área clínica e mais de 20% nas políticas públicas de assistência social, na área de educação e ademais trabalham com avaliação psicológica. Além disso, do total de entrevistados, cerca de 66,7% já fizeram algum curso de especialização.
DIFERENCIAIS
A graduação oferece três grandes diferenciais que promovem a formação mais qualificada da região. O primeiro é o corpo docente experiente e qualificado, onde cerca de 40% são mestres e 60% doutores, formados em universidades renomadas como Unesp, USP e PUC-SP.
Uma equipe de profissionais com experiência prática nas suas áreas de ensino que se mantêm atualizados participando de congressos, eventos e cursos de aprimoramento. O segundo importante diferencial é o foco nas práticas profissionais - estágios e extensão -, com grande carga horária de disciplinas e atividades voltadas às práticas da profissão em integração com a comunidade de Penápolis e região.
São mais de mil horas de formação profissional em atividades de estágio e extensão de serviços à população local. Segundo a coordenadora, para a formação é muito importante “saber/fazer” por meio das experiências da turma, nos espaços de atuação.
Além disso, o conteúdo atualizado do curso inclui, atualmente, em sua carga curricular, disciplinas e estágios que trazem novas perspectivas para a formação profissional, em sintonia com estudos mais recentes. São temas como atendimento em situação de crise, relações étnico-raciais, psicofarmacologia, orientação à queixa escolar, dentre outros.
O professor mestre Cledivaldo Donzelli, diretor do Cech, em que a graduação se inclui, indicou a qualidade da gestão do curso. “Empenhamo-nos diariamente para oferecer experiências e um ensino de excelência para os nossos alunos. Celebrar os 16 anos de história da Psicologia na Fafipe/Funepe é a certeza que estamos trilhando o caminho certo”, concluiu. (*) Com informações da A/I da Funepe
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.