Curso sobre uso correto de agrotóxicos capacita profissionais rurais em Penápolis
Cidade
Curso foi sobre o uso responsável e seguro de defensivos agrícolas, com base nas diretrizes da Norma Regulamentadora NR 31.7
Da Redação 04/08/2025
realização da capacitação representa um avanço importante na formação técnica dos profissionais que atuam diretamente no campo. Foto: Divulgação
Foi realizado com sucesso, nos dias 23, 24 e 25 de julho, o curso “Segurança no Uso Correto de Agrotóxicos – NR 31.7”, promovido pelo Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Lajeado, em parceria com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), o Sindicato Rural de Penápolis e a Prefeitura Municipal de Penápolis.
A formação, realizada no Auditório do DAEP, capacitou produtores rurais, servidores públicos e profissionais autônomos sobre o uso responsável e seguro de defensivos agrícolas, com base nas diretrizes da Norma Regulamentadora NR 31.7.
Durante os três dias de atividades, os participantes aprenderam sobre os riscos à saúde, níveis de toxicidade, uso adequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), condições ideais para aplicação dos produtos e condutas em casos de acidentes com agrotóxicos.
O curso também serviu como pré-requisito obrigatório para a próxima capacitação promovida pelo Consórcio, que ocorrerá nos dias 28 e 29 de agosto, com foco na aplicação prática com pulverizador costal manual.
Para o coordenador do Consórcio, Thiago Casella, a realização da capacitação representa um avanço importante na formação técnica dos profissionais que atuam diretamente no campo.
“Esse curso oferece uma base sólida de conhecimento sobre o uso consciente dos agrotóxicos. Além de preparar os participantes para o próximo módulo prático, ele reforça o compromisso com a segurança do trabalhador, a saúde pública e a proteção do meio ambiente”, afirmou Casella.
A ação integra o planejamento do Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Lajeado, que vem ampliando as frentes de capacitação e educação técnica no meio rural, aliando produtividade com responsabilidade ambiental. (*) Por Imprensa/Daep
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.