BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Topo

Daep abre inscrições para projeto de compostagem

Cidade

Interessados em participar devem entrar em contato pelo telefone (18) 3652-5309

Inscritos serão orientados sobre a produção da compostagem pela equipe do Centro de Educação Ambiental

Inscritos serão orientados sobre a produção da compostagem pela equipe do Centro de Educação Ambiental. Foto: Divulgação

BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Meio da Notícia

O Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) abriu o período de inscrições para novos interessados em participar do projeto “Compostar é Bem-Estar”. A adesão é gratuita e o prazo vai até 26 de fevereiro.

Os interessados em participar devem entrar em contato pelo telefone do Centro de Educação Ambiental da autarquia, que é o (18) 3652-5309. O atendimento é das 7h às 17h, de segunda à sexta. Há ainda a opção de inscrição pela internet pelo e-mail cea@daep.com.br.

Todas as composteiras necessárias para a nova fase do projeto já foram adquiridas pelo departamento. Essas serão doadas gratuitamente para os inscritos. Há dois tamanhos, sendo médio e grande. O tamanho será definido de acordo com a quantidade de resíduos orgânicos gerados no imóvel. Isso será calculado de forma proporcional à quantidade de pessoas residentes no imóvel.

As composteiras são formadas por um sistema de caixas onde são depositados os restos de alimentos produzidos na residência (cascas, sementes, folhas, bagaço), junto com material seco, para que haja transformação em adubo. O projeto não se destina apenas a residências, mas também escolas, restaurantes e outros geradores de resíduos orgânicos situados na área urbana.

A pedagoga do Centro de Educação Ambiental, Fernanda Campachi, explica que, além da doação da composteira, todos os inscritos serão orientados sobre a produção pela equipe da unidade. O órgão fará o monitoramento mensalmente. “O Daep produziu um vídeo, disponível no Youtube, contendo o passo a passo de como fazer a compostagem. O cidadão também recebe uma cartilha de orientação junto com a composteira”, disse.

O presidente do departamento, Carlos Alberto Bachiega, afirmou que o projeto corresponde à gestão de resíduos sólidos do município e favorece a redução de resíduos despejados no aterro sanitário. (*) Com informações da Secom – PMP



JOVEM PAN PENÁPOLIS

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.