Daep adota novo procedimento na cobrança de água para reduzir custos operacionais corte
Cidade
Restrição de contas em abertas junto ao cartório será feito no CPF do usuário
Da Redação 17/01/2023Em busca de modernizar suas ações e procedimentos para reduzir custos operacionais e propiciar maior justiça no oferecimento de seus serviços, além de transparência com o dinheiro público, o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) firmou convênio com os cartórios para a cobrança de contas em aberto, por meio de protesto de títulos.
A prática atual para os usuários que estão em débito com a autarquia é de corte da ligação de água, após três faturas mensais em atraso. O custo dessa prática e a religação do abastecimento acaba gerando despesas significativas para o Daep e para o usuário.
O protesto de débitos proporciona menor custo operacional, inclusive para o usuário e mais agilidade, ou seja, antes do corte do abastecimento, existirá a possibilidade de negociação.
A utilização dessa nova ferramenta somente se efetivará depois de esgotadas os tradicionais meios de composição e atendimento, com avisos em conta sobre o débito, possibilidade de negociação de parcelamento, atendimento social, inclusão do usuário no programa “Tarifa Social” ou no “Água para Todos”.
A atualização cadastral é importante, pois traz segurança jurídica para os proprietários dos imóveis alugados, corretores, imobiliárias e para o Daep, que poderá cobrar e protestar a conta do usuário de quem efetivamente utilizou o serviço.
É importante que os administradores e proprietários de imóveis atualizem o cadastro de locatários, pois a restrição de contas em abertas junto ao cartório será feito no CPF do usuário que consta no cadastro da autarquia.
Segundo o presidente Carlos Alberto Bachiega, o Daep sempre teve a preocupação em garantir o acesso á água potável de todos, em especial, daqueles que estejam em situação de vulnerabilidade, mesmo que temporária.
Ele ainda ressaltou que existem situações de outras categorias de usuários com poder econômico, que propiciaria perfeitamente manter suas faturas em dia e não o fazem. É como alvo esses usuários que o departamento utilizará a ferramenta do protesto em cartório do débito.
Para atualizar o cadastro do imóvel, o proprietário deverá comparecer a um posto de atendimento portando os documentos pessoais e documento ou contrato do imóvel.
Mais informações podem ser obtidas no telefone (18) 3654-6100, na unidade que fica na avenida Adelino Peters, 217, no Jardim São Vicente, ou na da rua João Fatori, no Jardim Eldorado. (*) Com informações da A/I do Daep
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.