JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Daep alerta para o grau crítico no abastecimento de água em Penápolis

Cidade

O comprometimento da capacidade de captação no Ribeirão Lajeado está em 95%

Por conta da gravidade na crise hídrica, o Daep inicia nesta quinta-feira (22) medidas preventivas para combater a estiagem que afeta o único manancial de abastecimento da cidade

Por conta da gravidade na crise hídrica, o Daep inicia nesta quinta-feira (22) medidas preventivas para combater a estiagem que afeta o único manancial de abastecimento da cidade. Foto: Divulgação/Daep

JOVEM PAN PENÁPOLIS

Alerta geral aos moradores de Penápolis. O Ribeirão Lajeado, manancial de abastecimento da cidade atingiu o seu nível crítico, e apresenta 95% de comprometimento da capacidade de captação. O alerta foi dado pelo presidente do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis), Carlos Alberto Bachiega.

Devido ao agravamento na capacidade de abastecimento da cidade, foram adotadas algumas medidas mais rígidas de economia de água, como o corte no serviço de higienização de logradouros públicos ficando restrito apenas à Santa Casa, Pronto Socorro, Postão de Saúde e Ginásio de Esportes (local da campanha de vacinação contra a Covid-19), e diminuição de pressão nas redes aos finais de semana.

Ainda de acordo com o Daep, os penapolenses consomem aproximadamente 218 litros de água por dia. Atitudes simples no nosso dia-a-dia podem reduzir o consumo significativamente. Neste ano a estiagem se instalou mais cedo e caso ela se estenda até outubro, como de costume, poderá acarretar em racionamentos se não houver uso consciente da água.


PREVENÇÃO

Por conta da gravidade na crise hídrica, o Daep inicia nesta quinta-feira (22) medidas preventivas para combater a estiagem que afeta o único manancial de abastecimento da cidade.

As ações adotadas estão previstas no Plano de Contingência 2021 da crise hídrica, lançado no mês de maio.  No período da primeira quinzena de julho de 2021, devido a nova metodologia, a vazão média do Lajeado teve uma redução de 27,13% em relação a última quinzena de junho, colocando o sistema de abastecimento no “grau crítico”.

“O comprometimento da capacidade de captação no Ribeirão Lajeado está em 95%. Com esse comprometimento, o município entra em alerta máximo “ – falou Bachiega.
Para prevenir um possível racionamento, o presidente do Daep disse que a autarquia municipal adotará algumas medidas programadas, a partir de determinadas datas, iniciadas já nesta quarta-feira (21). Inicialmente haverá o corte no fornecimento de água em caminhão pipa para serviços públicos e particulares. Também prioridade no serviço de higienização de logradouros públicos, mantendo somente na Santa Casa, Pronto Socorro, Posto de Saúde Macro II e posto de vacinação da Covid-19 no Ginásio de Esportes.

Outra medida adotada que entra em vigor a partir de hoje (22) é o corte no fornecimento de água para irrigação de praças e campos de futebol. E, no sábado, dia 24, passa a vigorar o processo de redução de pressão nas redes de distribuição, que inicialmente acontecerá apenas aos finais de semana.


ESTIAGEM

O Daep está lançando quinzenalmente o boletim de estiagem,  um informativo que apresenta dados referentes ao índice pluviométrico médio e os níveis de vazão do Lajeado. Os dados são fornecidos pela Estação de Tratamento de Água (ETA), e pela Estação Fluviométrica localizada na ponte do Colégio Agrícola sobre o ribeirão Lajeado.

“O boletim também apresenta indicador que afere a gravidade da estiagem e seu impacto no abastecimento público além do comprometimento da capacidade de captação de água no Lajeado” – explicou Bachiega.

Quanto menor a vazão do ribeirão, maior o comprometimento da captação, sendo que 100% significa o limite da vazão que conseguiria manter o abastecimento de água potável nas condições normais.


CONTINGÊNCIA

O Plano de Contingência é uma ferramenta de planejamento de caráter preventivo e tem a finalidade de antecipar-se a evento inesperado. Trata-se de um estudo que elenca as ações necessárias para que o evento tenha o mínimo de impacto na qualidade de vida da população.

A graduação da criticidade está representada na seguinte escala: Estável – Alerta – Crítico – Racionamento. Para cada grau serão adotadas medidas de restrição no consumo de maneira a reequilibrar a relação entre a vazão, capacidade de captação dada pela outorga e o consumo.

“Neste período é necessária a compreensão da população em usar a água potável de forma racional, sem desperdício, ter caixa d’água na residência e priorizar o uso para as atividades essenciais como alimentação, banhos e lavagem de roupas” – finalizou o presidente do Daep.

Para mais informações sobre o Plano de Contingência 2021 acesse o site do Daep www.daep.com.br no menu Downloads.  (*) Com informações da A/I Daep



AREIA BRANCA HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.