FERREIRA ENGENHARIA Horizontal topo

Daep alerta quanto a economia de água no período de estiagem

Brasil

Autarquia vem solicitando aos moradores de Penápolis que evitem o consumo de água em atividades não essenciais

Daep já vem adotando medidas para que haja economia de água em relação à vazão do Lajeado

Daep já vem adotando medidas para que haja economia de água em relação à vazão do Lajeado. Foto: Reprodução/Internet

BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Meio da Notícia

O Daep (Autarquia Municipal de Saneamento Ambiental de Penápolis), tem alertado a população sobre o período de estiagem e a redução na vazão de água do Ribeirão Lajeado, que abastece a cidade.

Por conta da pouca quantidade de chuva dos últimos meses, o Daep vem solicitando aos penapolenses que evitem o consumo de água em atividades não essenciais, como a lavagem de quintais, calçadas e carros, assim como tem tomado medidas para evitar o consumo excessivo de água e, assim, conseguir economia no Ribeirão Lajeado.

O “Plano de Contingência” que está sendo colocado em prática pelo Daep é uma ferramenta de planejamento de caráter preventivo com a finalidade de antecipar-se a algum evento inesperado. Trata-se de um estudo que elenca as ações necessárias para que se tenha o mínimo de impacto na qualidade de vida da população.

A graduação da criticidade está representada na seguinte escala: Estável – Alerta – Crítico – Racionamento. Para cada Grau de criticidade serão adotadas medidas de restrição no consumo de maneira a reequilibrar a relação entre a vazão, capacidade de captação dada pela outorga e o consumo.

Devido a essa situação de estiagem e baixa vazão do rio, o Daep já vem adotando medidas para que haja economia de água em relação à vazão do Lajeado. Entre as medidas está a suspensão no fornecimento de água potável, ou bruta, por caminhão pipa e a diminuição da pressão da água nas redes de distribuição.

Atualmente, o Daep está sem a disponibilidade dos dados da Estação Fluviométrica da ANA (Agência Nacional das Águas), pois a estação foi danificada por vandalismo e está inoperante.  A situação de acompanhamento da vazão do ribeirão Lajeado ficou totalmente prejudicada, restando apenas a observação visual no ponto da captação. Para o Plano de 2024, o Daep está utilizando somente os indicadores pluviométricos e a observação visual da equipe da Estação de Tratamento de Água do DAEP.

 



COLÉGIO FUTURO - Horizontal topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.