FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 1 HORIZONTAL TOPO

Daep atinge a marca de 50% no desassoreamento da Estação de Tratamento de Esgotos

Cidade

O investimento total é de R$ 4 milhões para a conclusão do desassoreamento da ETE

A primeira fase desse projeto envolveu a construção de um tanque impermeabilizado com capacidade para 15.000 metros cúbicos

A primeira fase desse projeto envolveu a construção de um tanque impermeabilizado com capacidade para 15.000 metros cúbicos. Foto: Divulgação

BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Meio da Notícia

O Daep (Autarquia Municipal de Saneamento Ambiental), alcançou um marco significativo ao completar 50% do processo de desassoreamento da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Maria Chica. Esse empreendimento consiste na remoção e desidratação dos resíduos acumulados na ETE por meio de bombeamento.

A primeira fase desse projeto envolveu a construção de um tanque impermeabilizado com capacidade para 15.000 metros cúbicos, projetado para receber os sedimentos mais sólidos dragados das lagoas.

Após a retirada dos resíduos, o material sólido está passando por um processo de desidratação e acondicionamento, a fim de ser posteriormente destinado ao aterro sanitário. Além disso, está em andamento a recuperação do efluente drenado, que é bombeado de volta à lagoa, seguindo todos os padrões ambientais vigentes.

O investimento total de R$ 4 milhões para a conclusão do desassoreamento da ETE foi obtido por meio de recursos próprios (20%) e um financiamento (80%) realizado pela Prefeitura Municipal em parceria com a Agência Desenvolve SP.

"Esta é uma das melhorias mais relevantes no tratamento de esgotos domésticos em Penápolis, sendo a última dragagem de sedimentos realizada em 1998. Os sedimentos retirados foram acumulados nos últimos 21 anos de operação das lagoas", afirmou o presidente do Daep, Carlos Alberto Bachiega.

Ele também ressaltou que esse é um marco importante para a infraestrutura de saneamento do município, com expectativas de benefícios operacionais e ambientais, contribuindo para a qualidade do corpo hídrico do Ribeirão Lajeado. (*) Por A/I Daep



AREIA BRANCA HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.