COLÉGIO FUTURO - Horizontal topo

Daep celebra 45 anos de fundação com visão futurista para Penápolis

Cidade

Em comemoração, autarquia municipal preparou uma programação especial aberta ao público

Daep gerencia e presta serviços, com abrangência de 100% da área urbana do município

Daep gerencia e presta serviços, com abrangência de 100% da área urbana do município. Foto: Divulgação

FERREIRA ENGENHARIA Horizontal meio da notícia

O Daep comemora seus 45 anos de fundação nesta quinta-feira (18). O departamento autônomo de água e esgoto é uma autarquia, criada pela lei municipal 935 de 18 de maio de 1978 - revogada pela 1.172/81 -, passando a ser, a partir de 1978, o órgão municipal responsável pelo saneamento básico no município.

O sistema existente, na data de sua criação, era extremamente precário e faltava água em alguns bairros do município. O de esgotos também era precário e os dejetos recolhidos eram despejados diretamente no ribeirão Lajeado, única fonte de abastecimento de água, além da cidade não ser hidrometrada.

Assim sendo, o Daep iniciou seu propósito de contribuir com a saúde preventiva da população, melhorando gradual e sistematicamente os serviços prestados.

Hoje, 45 anos depois de sua fundação, o departamento gerencia e presta serviços com abrangência de 100% da área urbana do município em captação, tratamento e distribuição de água; coleta e tratamento de esgotos; coleta e destinação final de resíduos sólidos.

“A comemoração de 45 anos destaca a trajetória de sucesso, conquistas e serviço prestado à comunidade ao longo desse período”, ressalta o prefeito Caíque Rossi.

O presidente da autarquia, Carlos Alberto Bachiega, afirma que, durante essas quatro décadas e meia, o Daep enfrentou desafios e superou obstáculos para garantir o abastecimento de água de qualidade e a gestão adequada do esgoto.

“Além disso, o departamento pode se expandiu e se modernizou ao longo do tempo, implementando tecnologias avançadas e buscando constantemente melhorias em seus processos”, frisou.


CELEBRAÇÃO

Em comemoração a essa importante data, a autarquia preparou uma programação especial aberta ao público. A partir das 9h, na praça Dr. Carlos Sampaio Filho, será realizada uma apresentação artística dos talentosos alunos da Cmei Jardim Eldorado e Emef Marilena Cipriano Pereira.

Na sequência, a professora Natália Yara agitará o público com uma animada dança ao som do remix de “La Bamba”, seguida de uma dança interativa com a professora Stella Lima. Para completar a festa, o músico Cleiton Silva realizará um show musical, trazendo ainda mais alegria ao evento.

Além disso, a Secretaria de Educação promoverá jogos esportivos e infantis, garantindo diversão para todas as idades. Durante toda a celebração, haverá distribuição de pipoca e algodão doce, assim como uma cama elástica para o público presente.


DAEP + 40

Ao olhar para o futuro, a atual administração criou o projeto “DAEP + 40”, vislumbrando uma autarquia transformadora, que se destacará não apenas pela excelência em suas operações, mas também pela inovação e sustentabilidade.

Para garantir que o futuro do departamento seja ainda mais promissor, a autarquia está investindo significativamente na modernização e aprimoramento das infraestruturas. A proposta é transformar o Daep e garantir o abastecimento de água, tratamento de resíduos sólidos e saneamento básico para os próximos 40 anos.

Dentre os projetos, propõe a reforma da Estação de Tratamento de Esgoto (em andamento), visando elevar os padrões de qualidade no tratamento e despoluição de efluentes, contribuindo para a preservação do meio ambiente e dos recursos hídricos de nossa região.

Tem como meta melhorar a capacidade de tratamento de água por meio da modernização da estação, utilizando tecnologias avançadas para garantir um abastecimento contínuo e de qualidade.

Já em progresso, o Daep está construindo a nova fonte de captação de água (Poço Profundo Aquífero Guarani), buscando diversificar a captação de água com o Ribeirão Lajeado, que hoje é a única fonte de abastecimento e garantir a segurança hídrica a longo prazo.

Internamente, a autarquia também busca uma reestruturação administrativa, buscando maior eficiência e transparência nos processos públicos. A organização interna permitirá um melhor gerenciamento das operações, garantindo que os serviços sejam prestados de forma ágil e eficaz, em benefício de toda a comunidade.

Além disso, está comprometida em alcançar a sustentabilidade financeira, desenvolvendo modelos de gestão eficientes que garantam a autossuficiência e a capacidade de investimento contínuo em melhorias. Dessa forma, o Daep poderá atender às demandas crescentes da população e enfrentar os desafios futuros de forma planejada e estratégica.

Por último, o departamento tem como objetivo tornar-se a primeira autarquia municipal do Brasil a fazer a gestão dos quatro componentes do saneamento básico: abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, resíduos sólidos e drenagem urbana.

Essa abordagem holística permitirá ter um controle completo sobre as questões relacionadas ao saneamento, promovendo uma qualidade de vida cada vez melhor para a população penapolense. (*) Com informações da A/I do Daep



AREIA BRANCA HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.