JOVEM PAN PENÁPOLIS

Daep cria projeto de meio ambiente para a terceira idade

Cidade

Projeto “Meio ambiente para a terceira idade” é desenvolvido pelo Daep, CEA e secretaria de Assistência Social

Atividades terão a temática assuntos relacionados ao cotidiano dos idosos

Atividades terão a temática assuntos relacionados ao cotidiano dos idosos. Foto: Divulgação

FERREIRA ENGENHARIA Horizontal meio da notícia

Com a proposta de realizar ações de cidadania ambiental com grupo de pessoas da terceira idade, o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis), por meio do CEA (Centro de Educação Ambiental) e com apoio da secretaria de Assistência Social e Cidadania, desenvolveu o projeto “Meio ambiente para a terceira idade”.

Ele será feito, quinzenalmente, às quintas-feiras, no Núcleo dos Idosos, no Jardim Eldorado. As atividades terão a temática utilizada como eixo principal assuntos relacionados ao cotidiano dos idosos, o amplo espaço disponível no local em concomitante com a proposta de educação ambiental.

Serão realizadas diversas atividades, como horta orgânica; compostagem; oficina de culinária para o reaproveitamento dos alimentos; plantio de pomar; visita monitorada ao saneamento ambiental; orientações sobre uso racional da água e descarte correto dos resíduos sólidos; atividades lúdicas com a confecção de jogos, utilizando materiais recicláveis, artesanato confecção de decoração natalina também com materiais recicláveis e teatro com fantoches.


ENCONTRO

No último dia 10, foi realizado o primeiro encontro, iniciando com a orientação sobre a importância da coleta seletiva, com enfoque no descarte correto do óleo de cozinha. Na sequência, houve a apresentação do teatro de fantoches “O lixo e a reciclagem” e realizado uma dinâmica de grupo, intitulada como “Identificando-se com um elemento da natureza”.

Por fim, uma oficina de confecção de funil com garrafa pet para armazenar o óleo de cozinha usado foi feita entre os participantes. Segundo o presidente do Daep, Carlos A. Bachiega, além das atividades que promovam a preservação ambiental e alternativas de consumo sustentável e de redução do desperdício, o projeto também busca práticas para melhorar a qualidade de vida dos participantes.

“Ele é fantástico. Além de envolver o público idoso em atividades que valorizem e ampliem os seus conhecimentos, histórias de vida, exercitando a convivência, através de atividades recreativas, artesanais e de contato com o solo ele também fomenta para o cuidado com o meio ambiente”, destacou o prefeito Caíque Rossi. (*) Com informações da A/I do Daep



JOVEM PAN PENÁPOLIS

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.