JOVEM PAN PENÁPOLIS

Daep descarta interromper fornecimento de água, mas pede para população economizar

Cidade

Departamento monitora qualidade da água após acidente com carga tóxica no ribeirão Lajeado

. Foto:

JOVEM PAN PENÁPOLIS

A direção do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) emitiu um comunicado oficial no final da tarde desta quarta-feira (28), afirmando que “até o momento não será interrompido o abastecimento de água”. Afirma ainda que “está monitorando o acidente e publicará atualizações em suas redes sociais”.

A manifestação do órgão se deve ao acidente com um caminhão-tanque carregado com soda cáustica que caiu no ribeirão Lajeado, manancial que abastece Penápolis, na tarde desta quarta-feira (28).

Segundo informações preliminares do Daep, houve vazamento do produto, que deve chegar ao ponto de captação até o início da noite. Por enquanto o abastecimento não foi prejudicado.

“Numa análise preliminar, não há necessidade de interrupção na captação, tratamento e distribuição da água para a população” – garantiu o presidente do órgão, Carlos Alberto Bachiega, que esteve no local do acidente.

Ele pediu para que a população tenha tranquilidade neste momento. Falou ainda que o Daep está monitorando a qualidade da água. “O monitoramento é feito tanto na estação de captação quanto no cruzamento com a rua Augusto Pereira de Moraes, e até agora não houve identificação de alterações que pudessem motivar a interrupção na captação”.

Bachiega disse o acidente com a carga com produto altamente tóxico é grave, e que possível vazamento da carga de soda caustica vai influenciar no processo de tratamento da água. “A soda altera o PH da água, e os produtos utilizados no tratamento não comportam” – explicou. “Se detectarmos que o vazando do produto tóxico vá influenciar no sistema de tratamento, aí sim faremos a interrupção” – prosseguiu.

Mas o presidente do Daep solicita que a população economize o máximo possível de água. Isso porque não se tem previsão de liberação do local do acidente, com o transbordo da carga pela empresa responsável pelo transporte.

Caso seja interrompida a captação e tratamento, o sistema de reservação existente na cidade garante o abastecimento ao menos algumas horas.


ACIDENTE

Segundo informações preliminares da Polícia Militar Rodoviária, o acidente aconteceu pouco antes das 16h, no quilômetro 483 da rodovia Marechal Rondon (SP). O veículo, carregado com soda caustica, atrelado ao um semirreboque, seguia sentido a Araçatuba.

Quando passava pela área de manancial, o motorista perdeu o controle de direção, saiu para além do acostamento e caiu no ribeirão. O caminhão teria batido em um barranco e o motorista ficado preso às ferragens.

Equipe do Daep que esteve pelo local confirmou que houve vazamento de soda caustica de pelo menos um dos taques que eram transportados pelo caminhão. A estimativa é que levaria de duas a três horas para o produto químico chegar até o ponto de captação.

Para evitar o desabastecimento de água no município, o departamento estava providenciando o enchimento dos reservatórios da cidade e continuaria fazendo o monitoramento do ribeirão.



FERREIRA ENGENHARIA Horizontal topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.