FERREIRA ENGENHARIA Horizontal topo

Daep é destaque nacional pela excelência em gestão da qualidade

Cidade

A autarquia é a primeira organização pública do Brasil a ter esta certificação

O Daep é a primeira organização pública do Brasil a ter a certificação ISO 9001 nos três serviços de saneamento

O Daep é a primeira organização pública do Brasil a ter a certificação ISO 9001 nos três serviços de saneamento. Foto: Divulgação

JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

A Assemae – Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento publicou ontem, 19, em seu site oficial, uma reportagem especial sobre o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis).

Na matéria intitulada “Saneamento que dá certo: conheça Penápolis”, a Assemae fala sobre a gestão da qualidade do Daep que é referência nacional e ainda ressalta a excelência dos serviços oferecidos à população penapolense.
A publicação faz parte da série de reportagens sobre experiências exitosas de saneamento. Dessa forma, o Daep é destaque como referência nacional em gestão da qualidade, sendo responsável pelo ciclo completo de água, esgoto e resíduos sólidos.

A matéria ressalta ainda que 94,17% população de Penápolis reconhece a excelência dos serviços oferecidos pela autarquia municipal.
A reportagem especial traça um histórico do Daep desde sua criação em 1978, a universalização dos serviços de água e esgoto em 1981, depois quando assumiu os serviços de resíduos sólidos em 1993 e a implantação da coleta seletiva em 2000, efetuada pela Corpe (Cooperativa dos Recicladores de Penápolis), com apoio integral da autarquia.
“Hoje, após 41 anos desde a sua criação, o Daep é responsável pelo ciclo completo de água, esgoto e resíduos sólidos”, cita a reportagem. A Assemae também aponta os avanços do Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis ao longo dos anos, bem como suas premiações e investimentos. 
REFERÊNCIA NACIONAL

A reportagem especial fala sobre a certificação da norma NBR ISO 9001, conquistada pelo Daep desde 2004, referente à gestão de todo o processo de água, esgoto e resíduos sólidos.

“A autarquia é a primeira organização pública do Brasil a ter esta certificação abrangendo os três serviços de saneamento”, afirma o texto.

Também fala sobre o aterro sanitário próprio do Daep, sendo Penápolis uma das poucas cidades de São Paulo que operam aterro municipal em condições técnicas de excelência.
Além disso, a matéria ainda traz informações sobre a participação popular através do Conselho Gestor de Saneamento com função deliberativa; a gestão de recursos hídricos, por meio de parceira com o Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado desde 1992, em ações de conservação do único manancial que abastece a cidade.

Também enfatiza o trabalho de conscientização ambiental feito por meio do CEA (Centro de Educação Ambiental).  Outro aspecto abordado na reportagem é o investimento efetuado pelo Daep em novos projetos.

Nos últimos cinco anos, por exemplo, foram investidos mais de R$12,6 milhões em novas obras, serviços, equipamentos.
Para o presidente da autarquia, Edson Bilche Girotto, o Batata, a Daep tem a confiança da população quanto aos serviços e produtos oferecidos e isso é a maior conquista da autarquia.

“Em agosto de 2018, pesquisas indicaram que mais de 94% da população considera que o Daep atende bem os cidadãos”, comentou.
“Sabemos que ainda há muito a ser feito, mas esse resultado mostra que o Daep está no caminho certo, com credibilidade e respeito da população penapolense”, finalizou. A matéria completa está disponível no site da Assemae no endereço www.assemae.org.br. (*) Com informações da Secom – PMP



COLÉGIO FUTURO - Horizontal topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.