Daep inicia monitoramento aéreo pela cidade para vigiar descarte incorreto de resíduos
Cidade
A fiscalização é em cima do descarte incorreto do lixo orgânico, animais mortos, resto de construção, podas de árvores, entre outros
Da Redação 30/07/2022O Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis (Daep), com a missão de erradicar a prática do despejo desordenado de resíduos em locais impróprios, avança ainda mais neste combate e pela preservação do meio ambiente.
O Daep firmou contrato com a empresa Pedra Bruta Engenharia e Geociências, vencedora do processo licitatório, que realiza a captação de imagens pela cidade, em busca de flagrar infratores no descarte inapropriado de lixos.
A fiscalização é em cima do descarte incorreto do lixo orgânico, animais mortos, resto de construção, podas de árvores, entre outros, em locais públicos e inadequados.
O município mantém uma grande estrutura de destinação dos resíduos oferecida para a população para descartá-los em locais apropriados e controlados, que seguem para sua destinação final ambientalmente adequada.
Entre eles estão a coleta de lixo comum três vezes na semana e coleta seletiva uma vez na semana em todos os bairros, coleta de óleo de cozinha, coleta de animal morto, coleta de pneus inservíveis, nove ecopontos para recebimentos de pequenos volumes de podas de árvores, de jardinagem, entulhos de reparo de construção, restos de móveis, madeiras de demolição e material reciclável.
A disposição de lixo em locais não permitidos pode ocasionar multa de 60 UFP, conforme o art. 15, da lei municipal 2595/22. A equipe a qual opera o drone, realiza o monitoramento em locais viciados no descarte incorreto, de forma aleatória e a qualquer dia da semana. A ferramenta tem auxiliado o serviço de resíduos sólidos do Daep a mapear estes locais e nortear ações de erradicação da prática lamentável de degradação do ambiente em que vivemos. (*) AI Daep
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.