Daep intensifica ações e pede colaboração da população no combate à dengue
Cidade
Em 2023, o setor de fiscalização do Daep registrou 2.640 notificações e 653 autos de infração
Da Redação 08/03/2024O Daep (Autarquia Municipal de Saneamento Ambiental) mantém um esforço contínuo no combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
A equipe do Daep realiza ações frequentes de limpeza urbana, recolhendo resíduos volumosos, executando capinação, remoção de terras, limpeza de praças e espaços públicos, além de disponibilizar sete ecopontos para recebimento de resíduos da construção civil, podas de árvores, móveis usados e material reciclável.
No entanto, pontos viciados com resíduos têm se tornado mais frequentes.
O presidente da Autarquia, Carlos Alberto Bachiega, ressalta a gravidade da situação, alertando para a possível contribuição desse cenário para o aumento dos casos de dengue no município.
A água parada em resíduos descartados inadequadamente nas ruas cria ambientes propícios à proliferação do mosquito transmissor.
Mesmo com uma equipe dedicada à remoção constante de resíduos, seguindo um cronograma semanal de coleta programada e atendendo às demandas da Ouvidoria do Daep, a quantidade de resíduos com destinação inadequada tem crescido.
Nos últimos anos, a autarquia reforçou sua equipe, contratando 14 profissionais por meio de concurso público e adquirindo veículos e equipamentos específicos para otimizar os serviços.
O Chefe de Serviço de Resíduos Sólidos, Mauro Lucio Salmente, destaca que, apesar dos esforços diários, a comunidade continua descartando lixo em locais impróprios. Atividades de conscientização foram realizadas em diversos bairros pela equipe do Centro de Educação Ambiental, mas os resultados têm sido limitados.
A fiscalização, aliada à limpeza urbana, atua de maneira conjunta.
FISCALIZAÇÃO
Em 2023, o setor de fiscalização do Daep registrou 2.640 notificações e 653 autos de infração.
As multas ambientais, antes atribuição exclusiva da Prefeitura Municipal, passaram a ser aplicadas pelo Daep conforme a Lei Municipal 2595/2022.
Os motivos das infrações incluíram terrenos sujos, descarte inadequado, queima de resíduos e calçamento obstruído.4
CASOS
De acordo com dados da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Penápolis, foram registrados 105 casos positivos de dengue até 25/02/2024.
O presidente Bachiega faz um apelo à população, destacando a importância de uma mudança de comportamento e a cooperação de todos para conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
O Daep conta com a participação da comunidade para denunciar casos de descarte inadequado de resíduos por meio da Ouvidoria, pelo telefone 3654-6132 ou WhatsApp 99695-4941. (*) Por A/I Daep
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.