FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 1 HORIZONTAL TOPO

Daep intensifica fiscalização e alerta para descarte irregular de resíduos em áreas verdes

Cidade

Descarte indevido de resíduos nesses locais é proibido por lei e passível de multa, conforme a legislação ambiental do município

As áreas estão sendo monitoradas por equipes da autarquia, que já iniciaram autuações contra os infratores

As áreas estão sendo monitoradas por equipes da autarquia, que já iniciaram autuações contra os infratores. Foto: Divulgação/Daep

JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

A Autarquia Municipal de Saneamento Ambiental de Penápolis (Daep) está intensificando a fiscalização em pontos da cidade utilizados indevidamente para o descarte de entulhos, restos de poda, lixo e outros resíduos sólidos. O alerta é direcionado especialmente às áreas verdes, como a praça em frente ao Parque Aquático, que têm sido alvo de despejos ilegais por parte de moradores.

Além de comprometer a paisagem urbana, o descarte irregular prejudica a drenagem do solo, contamina o ambiente e pode atrair animais peçonhentos, oferecendo riscos à saúde pública e ao meio ambiente.

Outros locais que se tornaram pontos viciados de descarte irregular em Penápolis incluem atrás da horta comunitária, no Jardim Alphaville; área verde da Rua Jacinto Fernandes, no bairro Gualter Monteiro; e Rua Américo Avian, ao lado do número 330, no bairro Pereirinha (em terrenos públicos pertencentes à prefeitura).

O Daep reforça que o descarte indevido de resíduos nesses locais é proibido por lei e passível de multa, conforme a legislação ambiental do município. A penalidade para quem for flagrado realizando essa prática é de 60 UFPs (equivalente a R$ 302,40).

As áreas estão sendo monitoradas por equipes da autarquia, que já iniciaram autuações contra os infratores. Segundo o Daep, apesar dos constantes esforços do poder público para manter a cidade limpa, é lamentável que alguns moradores ainda insistam em descartar seus resíduos de forma inadequada.

A autarquia lembra que existem alternativas corretas para o descarte, como os Ecopontos, que recebem diversos tipos de materiais, como entulho, resíduos verdes, móveis velhos e recicláveis.

“Preservar as áreas verdes é responsabilidade de todos. O poder público tem feito sua parte, mas é essencial que a população também colabore. A cidade é de todos nós”, reforça o Presidente do Daep Carlos Alberto Bachiega

A população pode colaborar denunciando descartes irregulares por meio da Ouvidoria no telefone fixo (18) 3654-6132, WhatsApp (18) 99685-2022 ou pelo e-mail ouvidoria@daep.com.br. (*) Com informações A/I Daep



JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.