FERREIRA ENGENHARIA Horizontal topo

Daep lança boletim de estiagem para informar sobre possível crise hídrica

Cidade

Dados são fornecidos pelas estações de tratamento

Plano de contingência completo pode ser acessado no site do Daep

Plano de contingência completo pode ser acessado no site do Daep. Foto: Divulgação

JOVEM PAN PENÁPOLIS

O Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) lançou, na última semana, o 1º Boletim de Estiagem, que apresenta dados referentes ao índice pluviométrico médio e os níveis de vazão do Ribeirão Lajeado. Os dados são fornecidos pelas estações de Tratamento de Água da autarquia e pela Fluviométrica da ANA, localizada na ponte do Colégio Agrícola sobre o manancial.

Os números também apresentam indicador que afere a gravidade da estiagem e seu impacto no abastecimento público, além do comprometimento da capacidade de captação de água no ribeirão. Quanto menor a vazão, maior o comprometimento da captação, sendo que 100% significa o limite que conseguiria manter o abastecimento nas condições normais. O plano de contingência é uma ferramenta de planejamento de caráter preventivo e tem a finalidade de antecipar-se de evento inesperado.

Além disso, trata-se de estudo que elenca as ações necessárias, para que haja o mínimo de impacto na qualidade de vida da população. A graduação da criticidade está representada na seguinte escala: estável, alerta, crítico e racionamento. Para cada etapa, serão adotadas medidas de restrição no consumo, de maneira a reequilibrar a relação entre vazão, capacidade de captação dada pela outorga e o consumo.

Quinzenalmente, o Daep divulgará relatório com informações sobre o plano e as ações serão deflagradas paulatinamente, em função da gravidade do quadro de diminuição da vazão do Lajeado. Inicialmente, haverá uma campanha educativa e, caso a situação se agrave, será colocada em prática a ação seguinte e, assim, sucessivamente. O plano de contingência completo pode ser acessado no site do Daep (www.daep.com.br), no menu Downloads. (*) Com informações da A/I do Daep



AREIA BRANCA HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.