JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Daep lança edital do 'Programa Produtor de Água'

Cidade

Informações para participar constam no documento disponível no site da autarquia

Programa beneficia os que promovem ações de recuperação e conservação do Lajeado

Programa beneficia os que promovem ações de recuperação e conservação do Lajeado. Foto: Divulgação

BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Meio da Notícia

Foi aberto, no último dia 22, o edital do “Programa Produtor de Água da Bacia Hidrográfica do Ribeirão Lajeado”. A iniciativa é voltada para proprietários rurais que possuem áreas à montante da Estação de Captação de Água do Daep (Departamento autônomo de Água e Esgoto de Penápolis).

Aqueles que aderirem, passam a contar com apoio para ações de manejo de solo, plantio de mudas de espécies nativas, melhoria nas estradas rurais e melhoria no saneamento rural. Ainda serão beneficiados com recursos monetários proporcionais à melhoria ambiental, o chamado PSA (Pagamento por Serviços Ambientais).

Os interessados deverão realizar a adesão por meio da apresentação de documentos, conforme descrito no edital de chamamento. Todas as informações necessárias para participar constam no documento, disponível no site do Daep (www.daep.com.br/licitacoesepregoes). Este é um programa inovador voltado aos que já desenvolvem ou querem desenvolver ações de conservação e recuperação do meio ambiente. A adesão é voluntária.


PROGRAMA

O presidente da autarquia e também secretário executivo do Consórcio Ribeirão Lajeado, Carlos Alberto Bachiega, comentou que o PSA é uma ferramenta que prevê a transferência de recursos, monetários e não monetários, para aqueles que efetuam ações de recuperação e conservação do Ribeirão Lajeado, único manancial de abastecimento do município de Penápolis.

“O conceito do programa é baseado no Manual Operativo da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, que está nos fornecendo todo o suporte técnico e recursos financeiros”, disse. São investidos R$ 695.986,84 para realizar as atividades conservacionistas, destacando plantio e manutenção de árvores nativas, manejo de solo, recuperação de estradas rurais e saneamento rural. O recurso federal foi obtido na chamada pública 01/2017, da Agência Nacional das Águas, pelo projeto apresentado pelo consórcio.


RECUPERAÇÃO

Ele contempla ações de 14,7 quilômetros de recuperação de estradas rurais - já executados - nos bairros Araponga, Santana e Saltinho do Galinari, além de 280 hectares de manejo de solo, 6.668 de plantio de mata ciliar, execução de cercas e fossas sépticas.

Desde a aprovação do convênio, em 2017, o programa vem realizando ações em prol da efetiva implantação do Programa Produtor de Água no Ribeirão Lajeado, sendo destacada a formação de um Grupo Gestor formado por diversas organizações incluindo ANA, SOS Mata Atlântica, Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê, Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Penápolis, Unesp - Presidente Prudente, Funepe, Sindicato Rural de Penápolis, Daep e as prefeituras de Penápolis e Alto Alegre.

O Programa Produtor de Água tem a finalidade de incentivar investimentos na preservação da água. O conceito de pagamento por serviços ambientais estimula os produtores a implementarem práticas conservacionistas. (*) Com informações da Secom – PMP



FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 2 HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.